Covid-19: Portugal é o 7.º país com mais mortes por milhão de habitantes no mundo

Números cada vez mais preocupantes

Covid-19 Portugal
Covid-19 Portugal

Portugal registou esta segunda-feira o seu pior dia de sempre da pandemia no que diz respeito a mortes: 122 pessoas morreram nas últimas 24 horas, fazendo deste o quarto dia consecutivo com mais de uma centena de vítimas mortais causadas pelo novo coronavírus. 

Desde o início de 2021 e em apenas 11 dias morreram mais de mil pessoas (1.019) com ou por covid-19. Em 2020, Portugal atingiu o milhar de mortes a 1 de maio, um mês e meio depois de registar a sua primeira vítima mortal a 16 de março.

Desde o início do novo ano, e após um Natal sem restrições, Portugal regista agora sete dias consecutivos com mais de 90 mortes diárias e os últimos quatro dias foram os únicos com mais de 100 mortes num dia. 

O número de óbitos registados esta segunda-feira é mais de três vezes superior ao maior número de mortes registado durante a primeira vaga - 37, a 3 de abril.

Com o aumento vertiginoso do número de mortes, Portugal é agora o 7.º país no mundo com mais vítimas mortais da pandemia por população nos últimos sete dias. Apenas  Letónia, Eslováquia, República Checa, Eslovénia, Panamá e Sérvia registaram mais mortes por milhão de habitantes na última semana.

Em termos totais, o dia com mais mortes por covid-19 em Portugal fez com que, nas últimas 24 horas, o país fosse o 16.º país do mundo com mais vítimas da covid-19. Os EUA registaram mais de 1.800 e o Reino Unido mais de 500, mas nenhum dos países acima de Portugal no número de mortos é maior em população - e apenas a República Checa fica perto.

Portugal é o 4.º país do mundo com mais novos casos de covid-19 por milhão de habitantes

O aumento do número de mortes também tem sido acompanhado por um aumento do número de novos casos. O Natal sem restrições trouxe os primeiros dias com mais de 10 mil novos casos no país e em 7 dos primeiros 11 dias do ano foram confirmados mais de cinco mil novos casos de covid-19 por dia.

Desde o início de 2021, Portugal já confirmou mais de 70 mil infetados - um número que apenas foi registado a 23 de setembro, depois de seis meses e meio de pandemia.

Na sexta-feira, dia 8 de janeiro, Portugal confirmou 10.176 novos casos de coronavírus, o seu valor mais alto de sempre e quase 7 vezes superior ao mais alto número de casos registado durante a primeira vaga da pandemia.

Nos últimos sete dias, Portugal é o 4.º país do mundo com maior média de novos casos por milhão de habitantes. 

Durante este período, o país registou uma média superior a 8 mil novos casos por dia, que se traduz em cerca de 736 casos por 100 mil habitantes por dia.

Apenas três países no mundo - República da Irlanda, República Checa e Reino Unido - tiveram números superiores por população e Portugal ficou até acima de países como Estados Unidos, Itália ou França.

1
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Coronavírus

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.