Aulas retomadas a 14 de abril mas à distância: não haverá exames do 9.º ano
Adiados os exames do secundário
As aulas a nível nacional vão recomeçar a 14 de abril, mas sem aulas presenciais, anunciou o primeiro-ministro. No ensino básico, do 1º ao 9º ano, todo o 3º período vai ser feito à distância e complementado com a tele-escola, revelou António Costa. Já os alunos do secundário terão o seu calendário adiado e que serão apenas feitos os exames essenciais para o acesso ao ensino superior. Os exames vão acontecer ainda em duas fases.
Relacionadas
António Costa congratulou toda a comunidade educativa, entre professores, alunos, funcionários e família por terem concluído com sucesso o segundo período.
O primeiro-ministro diz que ainda não é tempo de levantar as medidas de contenção da covid-19 e que só será possível fazê-lo quando se houver garantias do controlo do coronavírus que diz que não há data marcada para esse momento. "Ainda não chegámos ao diz que podemos começara levantar medidas de restrição de circulação e de distanciamento social", complementou. No entanto, é necessário informar as famílias sobre as atividades letivas.
"O terceiro período continuará com ensino à distância emissão televisiva com conteúdos pedagógicos que complementarão mas não substituirão o trabalho que os professores têm vindo a desenvolver com os seu alunos. Emissões diárias serão transmitidas a partir de dia 20 de abril no RTP Memória, emitido por cabo ou satélite e por TDT", explicou o chefe de Governo.
A tele-escola não é possível para os alunos do secundário devido à grande quantidade de disciplinas leccionadas. "Havendo menos oportunidade de recuperação futura e sendo anos decisivos para acesso ao ensino superior e regresso à vida ativa, é particularmente importante que ainda possamos retomar as atividades letivas presenciais. Tanto mais que é tal a diversidade de disciplinas que não podemos recorrer à transmissão televisiva. Contudo, hoje ainda não é possível tomar essa decisão", disse Costa.
- Temas
- governo
- antónio costa