Os três grandes no Facebook: Benfica sobe à liderança

Barómetro entre 15 e 21 de março de 2019

O Benfica lidera o envolvimento dos adeptos no Facebook. Os encarnados produziram 51% das mais de 672 mil interações registadas, entre 15 a 21 de março, na maior rede social do mundo. Os portistas criaram 38% e os sportinguistas 11% do total das interações.

Esta semana, a taxa geral de envolvimento voltou a registar um aumento significativo: cerca de 28%.

Em comparação com o último período em análise, foi também uma semana de reviravolta na percentagem do envolvimento, com as águias a registarem mais 41% e dragões mais 25%.  Em sentido oposto, estiveram os sportinguistas (menos 6%), que continuam a registar quebras pela quarta semana consecutiva.

Em geral, os clubes publicaram mais esta semana. As águias (83) assumiram a liderança do número de publicações na rede, seguido pelos dragões (82) e pelos leões (apenas 38).  De salientar que desde dezembro que os leões não publicavam tão pouco. O Benfica (6) e FC Porto (4) lideram o top 10 das publicações com mais ‘gostos’ do período, numa semana em que o Sporting continua a não conseguir colocar qualquer post neste ranking.

Os dragões tiveram o post com mais ‘gostos’ da semana (cerca de 11 mil), publicando um vídeo da habitual roda motivacional, mas, desta vez, com motivação extra. Na legenda da imagem escreveram: "A roda de hoje foi especial, com a presença das famílias da nossa equipa" com o emoji de um coração. O post com mais ‘gostos’ do Benfica (cerca de 9,8 mil) é também um vídeo, com imagens da chegada da equipa encarnada a Moreira de Cónegos e da receção em clima de euforia dos adeptos aos seus ídolos. O triunfo dos leões frente ao Santa Clara, por 1-0, deu o post mais importante da semana ao Sporting (com cerca de 3,8 mil): "Já está. Os três pontos são nossos!" escreveram os verdes e branco na legenda da fotografia.

Os benfiquistas (327 mil) também encabeçam o número de reações (gostos, partilhas e comentários) na maior rede social do mundo, seguem-se os portistas com 242 mil e, por fim, os leões com 72 mil. Também nesta estatística houve um aumento do número de interações em comparação com o último barómetro (cerca de 37%).  Curiosamente, em relação ao último barómetro, nenhum dos três clubes perdeu na percentagem de reações.

Metodologia: Análise de conteúdo a partir de uma amostra semanal das páginas oficiais do Benfica, Sporting e FC Porto no Facebook com recurso ao software Crimson Hexagon. São analisados o envolvimento dos adeptos numa comparação entre as páginas. O fluxo de publicações dos clubes por dia. O total de reações (gostos, partilhas e comentários).

Autoria de Célia Gouveia, desenvolvido no Laboratório de Ciências de Comunicação (LCC-IUL) em associação com CIES-IUL. Coordenação científica de Gustavo Cardoso.

2
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias