Os três grandes no Facebook: Benfica volta à liderança

Barómetro entre 10 e 16 de maio de 2019

O Benfica lidera, esta semana, a percentagem de envolvimento dos adeptos com a fanpage dos clubes. Sporting e FC Porto disputam o segundo e terceiro lugar, respetivamente. Num período em que as interações foram ligeiramente inferiores às do último barómetro, os benfiquistas produziram 47% das cerca de 701 mil registadas, entre 10 e 16 de maio, na maior rede social do mundo. Os sportinguistas criaram 27% e os portistas 26% do total.

Numa semana marcada pela polémica, e contrariando as previsões, a taxa geral de envolvimento decresceu cerca de 19%. Em comparação com a última análise, as águias, lideres do campeonato, conseguiram apenas mais 1,5% de envolvimento dos adeptos. No outro extremo, os dragões perderam 46% e os leões 6%.

As águias (72) assumiram a liderança do número de publicações na rede, seguidas pelos dragões (63) e leões (41). O Benfica (7) lidera o top 10 das publicações com mais ‘gostos’ do período. O segundo lugar pertence ao Sporting com (2) e FC Porto (1), numa semana em que se publicou menos. Nesta tabela, o post com mais ‘gostos’ pertence ao Sporting (cerca de 27 mil), numa homenagem à equipa de hóquei em patins, que se sagrou campeã europeia após derrotar Benfica na meia-final e FC Porto na final. Na legenda da foto, os leões escreveram: "50 minutos bastaram para fazermos História!!!".

O post dos encarnados com mais ‘gostos’ (cerca de 25 mil) deseja os parabéns ao treinador da equipa principal no dia do seu quadragésimo terceiro aniversário: "Feliz aniversário, Mister Bruno Lage!", escreveram as águias. Já o post dos azuis e brancos com mais ‘gostos’ (cerca de 8,1 mil) anuncia o resultado final do jogo frente ao CD Nacional, em que o FC Porto venceu por 0-4 na Madeira.

Os benfiquistas (303 mil) também encabeçam o número de reações (gostos, partilhas e comentários) na maior rede social do mundo, seguem-se os leões com 169 mil e dragões com 165 mil. Também nesta estatística, FC Porto e Sporting perderam interações em comparação com o último barómetro. Já o Benfica registou uma ligeira subida, com cerca de 4%. Polémicas à parte, e quando o campeonato entra na última jornada, desejamos uma semana com um forte fluxo de publicações por parte dos clubes e que seja bastante proveitosa em termos de envolvimento e reações por partes dos seguidores.

Metodologia: Análise de conteúdo a partir de uma amostra semanal das páginas oficiais do Benfica, Sporting e FC Porto no Facebook com recurso ao software Crimson Hexagon. São analisados o envolvimento dos adeptos numa comparação entre as páginas. O fluxo de publicações dos clubes por dia. O total de reações (gostos, partilhas e comentários).

Autoria de Célia Gouveia, desenvolvido no Laboratório de Ciências de Comunicação (LCC-IUL) em associação com CIES-IUL. Coordenação científica de Gustavo Cardoso.

 

 

1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.