Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Apesar da inflação nos alimentos ter acelerado, o alívio nos preços da energia permitiu puxar os preços para baixo
Seguir Autor:
A taxa de inflação homóloga fixou-se nos 2,5% em julho, menos 0,3 pontos percentuais do que em junho, confirmou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
"A variação homóloga do IPC [Índice de Preços no Consumidor] foi 2,5% em julho de 2024, taxa inferior em 0,3 pontos percentuais à registada no mês anterior. Com arredondamento a uma casa decimal, esta taxa coincide com o valor da estimativa rápida divulgada a 31 de julho", refere o INE.
O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação de 2,4%, idêntica à de junho.
Em julho, a variação do índice relativo aos produtos energéticos foi confirmada em 4,2% (9,4% no mês precedente), "essencialmente devido ao menor aumento mensal registado nos preços da eletricidade (0,3%) quando comparado com o que se tinha verificado em julho de 2023 (15,4%)".
Também confirmada foi a estimativa rápida avançada pelo INE para a variação do índice referente aos produtos alimentares não transformados, que aumentou para 2,8% face aos 1,8% registados em junho.
Em termos mensais, o IPC apresentou uma variação de -0,6%, após ter sido nula no mês precedente e de -0,4% em julho de 2023).
Já a variação média dos últimos 12 meses foi de 2,5%, um valor idêntico ao de junho.
Sem produtos alimentares não transformados e energéticos, a taxa de variação média a 12 meses foi de 2,8%, enquanto a variação mensal foi de -0,9%, contra 3,0% e -0,2% no mês de junho, respetivamente.
Quanto ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, apresentou uma variação homóloga de 2,7%, valor inferior em 0,4 pontos percentuais ao registado no mês anterior e superior em 0,1 pontos percentuais ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em junho, a taxa em Portugal tinha sido superior à da área do Euro em 0,6 pontos percentuais).
Sem produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal foi de 2,6% em julho, contra 2,7% em junho e 0,2 pontos percentuais abaixo da taxa correspondente para a área do Euro.
Em julho, o IHPC português registou uma variação mensal de -0,8% (-0,3% no mês anterior e -0,4% em julho de 2023) e uma variação média dos últimos 12 meses de 3,1% (3,2% no mês precedente).
APA está também a realizar intervenções nas margens do rio Lis, no concelho de Leiria, que sofreu uma rotura no dique da margem esquerda do rio, sob o viaduto da A17
Irmãs Bella e Gigi Hadid são apontadas como potenciais vítimas do predador. Milionário terá tentado comprar uma agência de modelos brasileira em 2016
Céu limpo fica até terça-feira; poeiras chegam nesse dia
António Palha desapareceu no dia anterior a ser declarado o óbito.
Marco Ruben, jogador com mais jogos disputados e golos marcados pelos 'Canallas', reencontra 'El Fideo'
Treinador português deixa Teerão com o clube no 3.º lugar a um ponto do líder
Tiago Leal trabalhou com o médio no Lille e considera boa a decisão do agora médio do Columbus Crew
Derrota do AZ Alkmaar, único representante da Holanda, no playoff da Liga Conferência, facilita vida ao nosso país