Segundo o SSI, todas as entidades estão empenhadas "em reforçar o recurso a fontes alternativas de energia na utilização de geradores e na garantia do respetivo abastecimento de combustível"
O Sistema de Segurança Interna (SSI) garantiu esta segunda-feira que todas "as operações essenciais" estão a ser asseguradas e apelou à população para que "se mantenha tranquila, adote medidas de gestão responsável e evite consumos desnecessários".
"O processo de reposição da rede elétrica está em curso. No entanto devido à extensão e complexidade da situação, poderá demorar até que o fornecimento elétrico seja totalmente restabelecido", refere o Sistema de Segurança Interna, em comunicado sobre a falta geral de eletricidade em Portugal continental.
O SSI avança que "todas as operações essenciais estão a ser asseguradas, garantindo a segurança, a proteção e o bem-estar da população", estando a situação "a ser acompanhada de perto".
O Sistema de Segurança Interna apela a que a população se mantenha tranquila, recomendando que respeite as orientações das autoridades no terreno, reduza a velocidade e redobre a atenção durante a circulação rodoviária e evite deslocações desnecessárias.
Segundo o SSI, todas as entidades estão empenhadas "em reforçar o recurso a fontes alternativas de energia na utilização de geradores e na garantia do respetivo abastecimento de combustível".
"Reforçamos que as autoridades estão a trabalhar de forma coordenada para minimizar os impactos desta interrupção da rede elétrica. Apesar da interrupção, ainda em curso, os nossos serviços estão a funcionar plenamente com o auxílio de fontes alternativas de energia", precisa aquela estrutura.
No comunicado, o SSI indica que o número de emergência 112 deve ser utilizado apenas para situações de emergência, de forma a não sobrecarregar a rede de comunicações, sendo "a prioridade máxima a proteção dos serviços essenciais, especialmente na área da saúde", para garantir o funcionamento da rede médica, dos hospitais e o apoio a doentes domiciliários dependentes de equipamentos elétricos.
"Aconselhamos a população a manter-se informada pelos canais oficiais, evitando acesso a desinformação e à disseminação da mesma", refere ainda o SSI.
A REN -- Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.
O apagão registou-se às 11:30 de Lisboa.
O balanço do mês de outubro do canal NOW é de 1,8% de share e 39100 espectadores a cada minuto do dia.
Óbito foi declarado este sábado pelas 7h00
Família faz apelo para pistas sobre paradeiro de Hugo Fernandes, de 25 anos
Audiência total do canal do Correio da Manhã aproxima-se dos 3 milhões de espectadores por dia
Treinador português procura hoje a quarta vitória seguida na Premier League
Galês tinha reforçado o clube em julho
Campeã do mundo sénior em patinagem artística livre, de apenas 17 anos, quer continuar a crescer e a somar títulos
Antigo jogador dos red devils acredita na 4.ª vitória seguida amanhã, diante do Nottingham Forest