Ações do BES caem mais de 16 por cento
títulos da PT também a acentuar perdas

As ações do Banco Espírito Santo (BES) estavam, às 10 horas, a cair 16,18% para 0,37 euros, no último dia que a Rioforte (GES) tem para reembolsar 847 milhões de euros de dívida à PT. As ações da Portugal Telecom (PT) seguiam igualmente a acentuar as perdas para 1,44% para 1,84 euros.
Esta terça-feira é a data-limite para a Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo (GES), pagar 847 milhões de euros dos 900 milhões de euros de dívida à Portugal Telecom (PT). Os jornais económicos avançam, no entanto, a possibilidade de a operadora liderada por Henrique Granadeiro acordar com a Rioforte o adiamento do reembolso desta dívida.
Na segunda-feira, a Fitch considerou que a "incerteza" quanto ao GES "deixa o sistema bancário vulnerável a quebras de confiança", mas referindo que os riscos de contágio imediatos a outros bancos "parecem contidos para já".
Já a Moody's referiu que os problemas que estão a afetar o BES abalam os progressos que se estavam a fazer na melhoria da confiança no setor bancário e a capacidade de os outros bancos se financiarem.