"AFA - a caminho dos 100 anos" apresentado

Manuel Alegre prefaciou obra da autoria da jornalista Cláudia Oliveira

• Foto: Hugo Monteiro

Decorreu este sábado, no Estádio Municipal de Aveiro, a apresentação do livro "AFA - a caminho dos 100 anos", da autoria da jornalista Cláudia Oliveira. A obra foi prefaciada e apresentada por Manuel Alegre, neto do fundador da Associação de Futebol de Aveiro, Mário Duarte.

"Li este livro com muita emoção. O meu avô imprimiu um grande dinamismo no desporto nacional e foi um grande introdutor do ecletismo na companhia do seu amigo Guilherme Pinto Basto", afirmou Manuel Alegre.

A obra resulta de um extenso trabalho de investigação e pesquisa da jornalista Cláudia Oliveira, que levou um ano e meio a escrever as 320 páginas que dão forma ao livro. "Adorei fazer parte desta aventura. Reconheço que houve alturas em que senti desespero ao ler atas quase indecifráveis. Esta obra só existe por causa do arrojo do presidente Arménio Pinho. A ele agradeço a confiança total que depositou em mim, bem como a sua amizade. Não sou uma historiadora, sou uma contadora de histórias. Pego em pontas soltas e faço delas uma história. Sou assim desde que me conheço", disse a autora.

A jornalista ainda se referiu à "inovação dos dirigentes" da AFA ao longo da história da associação e ao capítulo 9 do livro, dedicado às histórias mais bizarras ou deliciosas, depende da perspetiva..."Algumas histórias aí contadas davam elas próprias um livro", acrescentou Cláudia Oliveira.

Em ano de fim de mandato à frente dos destinos da AFA, Arménio Pinho vê assim concretizado um desejo seu, transformado em convite a Cláudia Oliveira e agora materializado em livro. A FPF comparticipou o investimento na obra e Fernando Gomes esteve presente na cerimónia de apresentação.

Hoje, dia 7, assinalam-se 150 anos sobre o nascimento de Mário Duarte. A AFA atravessa o seu 95° ano de vida.

Por Ruben Tavares
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0