Apagão: ANAC pede aos passageiros para não se dirigirem aos aeroportos

Autoridade Nacional de Aviação Civil informou que os Planos de Contigência foram ativados

ANAC pede aos passageiros para não se dirigirem aos aeroportos
ANAC pede aos passageiros para não se dirigirem aos aeroportos • Foto: Lusa/EPA

A Autoridade Nacional de Aviação Civil disse esta segunda-feira que foram ativados os planos de contingência dos aeroportos nacionais, na sequência do corte de energia que afeta o país, e pediu aos passageiros que "não se dirijam aos aeroportos".

Numa nota enviada à Lusa, a entidade disse que, "na sequência do evento disruptivo verificado hoje, em vários países europeus, que impactou negativamente diversas atividades, nomeadamente o transporte aéreo, a ANAC informa que foram acionados os Planos de Contingência dos aeroportos, companhias aéreas e prestadores de serviços de navegação aérea".

A entidade disse ainda que o "sistema de aviação civil está a trabalhar de forma coordenada de modo a garantir a gestão da operação".

A Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) solicitou ainda aos passageiros que "não se dirijam aos aeroportos e aguardem por novas informações".

"Para mais informações sobre os seus voos deverão estar atentos aos comunicados e publicações divulgados pelas companhias aéreas", acrescentou.

A ANA já tinha informado que acionou hoje os geradores de emergência, possibilitando o essencial da operação no Porto e em Faro, mas Lisboa com mais limitações, disse à Lusa fonte oficial da gestora aeroportuária.

"Os aeroportos da ANA acionaram os geradores de emergência, o que para já possibilita a manutenção do essencial da operação aeroportuária nos aeroportos do Porto e de Faro. Em Lisboa a operação está a decorrer mas com limitações. Até ao momento, não se registam impactos nos Aeroportos da Madeira e dos Açores", avançou a ANA.

Desta forma, nos aeroportos de Faro e do Porto estão a fazer-se todas as aterragens e descolagens, com recurso a energia de gerador, enquanto em Lisboa estão também a acontecer aterragens e descolagens mas com maior limitação, avançou a mesma fonte.

Por Lusa
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias
Notícias Mais Vistas