Autor de tiroteio em Munique era um alemão-iraniano de 18 anos

Polícia desconhece o motivo ou explicação para este ataque

• Foto: Reuters

O autor do tiroteio do centro comercial de Munique, no sul da Alemanha, era um alemão-iraniano de 18 anos, cuja motivação era ainda desconhecida, informou este sábado a polícia.

"O autor é um alemão-iraniano de 18 anos, de Munique", que não era conhecido dos serviços da polícia, disse o chefe da polícia Hunertus Andra, em conferência de imprensa, acrecsentando: "O motivo ou a explicação para este crime é totalmente desconhecido."

Segundo as investigações em curso, o atacante não tinha antecedentes criminais e vivia em Munique há vários anos. O atacante, cujo cadáver foi encontrado a aproximadamente um quilómetro do local do tiroteio com sinais de que se terá suicidado, estava armado com uma pistola. A polícia confirma um total de dez vítimas mortais, incluindo o agressor.

O jovem começou a disparar ao início da tarde contra pessoas à saída de um McDonald's, antes de continuar os disparos num centro comercial nas imediações, lançando o pânico, antes de se colocar em fuga.

O local do tiroteiro, o Olympia-Einkaufszentrum (OEZ), é descrito como o maior centro comercial do Estado da Baviera. O corpo do autor do ataque viria a ser encontrado ao final da tarde pela polícia, que confirmou o óbito.

Inicialmente as forças da ordem consideraram tratar-se de três atacantes, porque uma viatura suspeita com dois homens a bordo tinha sido vista por testemunhas a circular a alta velocidade, perto do local. "Descobriu-se que os dois homens não tinham nada a ver", disse em conferência de imprensa Hunertus Andra.

A polícia confirmou um total de dez vítimas mortais, incluindo o agressor, que se terá suicidado. Dezasseis pessoas ficaram feridas, informou a polícia na sua conta de Twitter. Um balanço anterior dava conta de 21 feridos.

Entre os 16 feridos três ficaram em estado grave, segundo Andra. O responsável da polícia acrescentou que há crianças entre os feridos e "jovens" entre os mortos.

Por Lusa
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias