BES passa de prejuízos a lucros de 96 milhões

Do total dos lucros apenas 8,5 milhões de euros vieram da atividade em Portugal...

BES passa de prejuízos a lucros de 96 milhões
BES passa de prejuízos a lucros de 96 milhões
Adicione como fonte preferencial no Google

O BES registou um resultado líquido de 96,1 milhões de euros em 2012, o que compara com o prejuízo de 108,8 milhões de euros no ano anterior, anunciou o banco liderado por Ricardo Salgado. No comunicado ao mercado, o BES realça que "a recuperação foi conseguida num contexto marcado por uma crise económica e financeira sem precedentes e pela aplicação do exigente programa" acordado entre o Governo português e a 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu), incorporando ainda o ajustamento negativo, no valor de 54,1 milhões de euros, relacionado com a aquisição do controlo da BES Vida.

Apesar de ter havido "uma forte recuperação, do total dos lucros apenas 8,5 milhões de euros vieram da atividade em Portugal, sendo que os restantes 87,6 milhões de euros resultaram do estrangeiro. A instituição realça que, excluindo os fatores de natureza não recorrente, o resultado de 2012 teria sido de 194,9 milhões de euros.

Este desempenho positivo é atribuído às operações financeiras, envolvendo instrumentos de dívida, que fizeram elevar o produto bancário total a 2.578 milhões de euros, o que representa um crescimento de 32,2% em relação ao período homólogo. No entanto, ressalva, "o incremento da receita foi absorvido, em grande parte, pelo elevado custo com o provisionamento que aumentou 41,4%".

De acordo com a instituição liderada por Ricardo Salgado, os efeitos da recessão económica refletiram-se no reforço das provisões que totalizou os 1.200 milhões de euros. No que respeita ao risco de crédito, o rácio de crédito vencido há mais de 90 dias aumentou para 3,90% e o rácio de crédito em risco atingiu 9,44%. No mesmo período, o rácio crédito/depósitos melhorou para 137%, adianta o BES, explicando que a prossecução do processo de desalavancagem conduziu a uma redução da carteira de crédito em 812 milhões de euros, enquanto os depósitos aumentaram 334 milhões de euros.

"A melhoria expressiva nos níveis de liquidez permitiu reduzir significativamente o financiamento líquido junto do Banco Central Europeu [BCE] para 6.900 milhões de euros", tendo já no final de janeiro de 2013 amortizado antecipadamente 1.000 milhões de euros do empréstimo do BCE.

O rácio Core Tier I aumentou para 10,5%, o que permite ao grupo cumprir o requisito mínimo de 10% fixado pelo Banco de Portugal, atingido através do aumento do capital social no valor de 1.010 milhões de euros subscrito pelos acionistas, sem ter que recorrer à ajuda do Estado.

Os títulos do BES fecharam esta terça-feira a ganhar 0,58% para os 1,03 euros. O BES é o segundo banco português a apresentar resultados consolidados relativos a 2012, depois de, na semana passada, o BPI ter anunciado lucros consolidados de 249,1 milhões de euros no mesmo período.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias
Notícias Mais Vistas