Embaixada portuguesa já está a acompanhar a situação em Bruxelas

Procura apurar se existem portugueses entre as vítimas

• Foto: Twitter/Ward Markey

A secretaria de Estado das Comunidades portuguesa já acionou meios junto da embaixada portuguesa em Bruxelas para acompanhar a situação no aeroporto da capital belga, onde ocorreram duas explosões que causaram um morto e vários feridos, segundo fonte governamental.

Uma fonte da secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas disse à agência Lusa que já foram feitos contactos com a embaixada de Portugal em Bruxelas, na Bélgica, na sequência das explosões da manhã de terça-feira no aeroporto belga.

A mesma fonte disse que a embaixada está em contacto com as autoridades belgas para acompanhar a situação e apurar, quando for possível, se existem portugueses entre os vítimas.

Pelo menos uma pessoa morreu e várias ficaram feridas após uma dupla explosão no aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, anunciou a polícia federal belga.

Fontes do belgocontrol, o organismo que regula a navegação aérea civil na Bélgica e Luxemburgo, informaram que o aeroporto foi encerrado e a maioria dos voos desviados para outros aeroportos da região.

Foi também encerrado o tráfico ferroviário com ligação às instalações aeroportuárias.

Imagens de diferentes meios de comunicação e das redes sociais mostram uma densa nuvem de fumo a sair de um dos terminais do aeroporto, enquanto dezenas de viajantes correm para o exterior com as suas malas.

Segundo um testemunho citado pela rádio pública RTBF, as explosões tiveram lugar cerca das 08 horas locais (07 horas em Lisboa) perto de uma porta de embarque para os Estados Unidos, onde estavam muitos passageiros. A testemunha descreve "muitas pessoas ensanguentadas".

Ainda são desconhecidas as causas das explosões.

Entretanto, a imprensa belga fala já em 11 mortos e cerca de 20 feridos, citando diversas fontes de informação não oficiais.

Pela rede social Twitter, a empresa gestora do aeroporto de Bruxelas informou que todos os voos foram cancelados e que o edifício está a ser evacuado.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias