19 junho 2017 - 16:35
Câmara Municipal de Matosinhos alvo de buscas da PJ
No âmbito da operação "Ajuste Secreto"

A Câmara de Matosinhos foi esta quarta-feira alvo de buscas da Polícia Judiciária, disse à Lusa fonte da autarquia, segundo a qual foi consultado "o computador do departamento de obras".
Relacionadas
Entre os detidos estarão ainda, segundo fontes ligadas ao processo, empresários relacionados com o setor da construção civil e o presidente da concelhia da JSD de Oliveira de Azeméis, que teria as funções de secretário na câmara de Oliveira de Azeméis.
Já entre os cinco clubes de futebol alvo de buscas policiais estão, segundo a PJ, o União Desportiva Oliveirense, Atlético Clube de Cucujães e Futebol Clube Macieirense.
Em declarações à Lusa, o vereador da oposição na câmara de Oliveira de Azeméis, Helder Simões (PS), disse que não será feito "nenhum aproveitamento político" nesta fase.
"Defendemos a presunção da inocência das pessoas, até porque têm família e o direito a serem respeitadas", salientou, remetendo qualquer reação para quando houver um "esclarecimento cabal da situação".
Cerca de 90 elementos da Polícia Judiciária e vários magistrados do Ministério Público participaram na operação "Ajuste Secreto" que envolveu 31 buscas domiciliárias, designadamente a cinco câmaras municipais e cinco clubes locais de futebol.
Fonte da Judiciária adiantou à Lusa que os cinco clubes de futebol que foram alvo de buscas são "todos do concelho de Oliveira de Azeméis".
Os detidos têm idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos, sendo um autarca, um ex-autarca, um funcionário camarário e os restantes empresários de profissão e serão presentes a primeiro interrogatório judicial à competente autoridade judiciária para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.