Candidatura de Lisboa a capital europeia do Desporto deu mais um passo

Primeiro documento do processo entregue

O município de Lisboa entregou ontem, pela mão do vereador Jorge Máximo, ao presidente da ACES , Gianfrancesco Lupatelli, o primeiro documento do processo de candidatura a capital europeia do Desporto 2021. A entidade a quem o Parlamento Europeu reconhece competência para atribuir tal organização tomará uma decisão no próximo ano, depois de receber em junho os dossiês completos das duas cidades candidatas: Lisboa e Haia (Holanda).

"Lisboa vai ganhar" foi o grito que se ouviu em plena sala do arquivo dos Paços do Concelho depois do ato formal da entrega do ‘draft’ da candidatura portuguesa ter sido entregue na caravela ‘Vera Cruz’ com o Terreiro do Paço como pano de fundo. "Vai ser uma boa luta", afirmou Lupatelli, sensibilizado com a arte de bem receber dos lisboetas. Além do passeio, a câmara contou com a presença das ‘forças vivas’ do desporto da cidade e do país, desde líderes de federações a representantes de clubes, como foi o caso de Benfica e Sporting, através dos vice-presidentes Almeida Lima e Carlos Vieira. Humberto Santos, presidente do Comité Paralímpico, e Humberto Coelho, ‘vice’ da FPF, também estiveram presentes.

Entusiasmado com o projeto, Jorge Máximo lembrou que Lisboa já foi capital da cultura, do voluntariado e do empreendorismo e que agora chegou a vez do desporto. Nesse sentido, a câmara "vai trabalhar com uma visão para 2021 e irá centralizar os programas municipais no desporto".

A ACES irá também escolher a cidade europeia do desporto 2018, estando Almada e Braga entre as 30 candidatas. Gondomar terá esse estatuto no próximo ano.

Por António Magalhães
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0