Coronavírus: 51% dos novos casos foram em pessoas entre os 20 e 49 anos

Secretário de Estado da Saúde afirmou que Portugal está a passar por "uma nova fase" da pandemia

secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales
secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, informou esta segunda-feira que 51% das novas infeções por covid-19 ocorreram em pessoas entre os 20 e os 49 anos, identificando uma "nova fase" da pandemia que assola o país há mais de seis meses.

Segundo o governante, apenas 10% dos novos 613 casos são entre a população com mais de 70 anos. A taxa de letalidade está agora nos 2,9 % e sobe 14,5% acima dos 70 anos, referiu ainda Sales durante a conferência de apresentação do boletim epidemiológico sobre a covid-19.

Zona da Grande Lisboa, Guimarães e Vila Nova de Gaia são as zonas com mais infetados por mil habitantes. "São as zonas do país mais afetadas", disse Graça Freitas, a diretora-geral de Saúde.

Sobre o possível  regresso do público aos estádios de futebol, o secretário de Estado da Saúde diz que o Governo vai continuar a tentar garantir o regresso à normalidade do máximo das modalidades desportivas, mas que o combate mais eficaz à pandemia é sempre o objetivo principal.

Com o país a entrar em estado de contingência, o futebol "não deve dar sinais contrários", explicou o governante, acrescentando que o futebol deve manter a boa imagem que deixou no final da época passada.

No dia em que milhares de crianças voltam às aulas e que colégios anunciam ter já turmas em isolamento profilático, Graça Freitas refere que as regras da DGS são generalizadas para o público e o privado.

Acabar com o comprimento com o cotovelo

Sobre as declarações do secretário-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) Tedros Adhanom, que referiu que o cumprimento com o cotovelo acarreta riscos desnecessários, Graça Freitas lembra que é um cumprimento rápido e lateral e que por isso, aparentemente, "não parece que constitua risco". 

"Um contacto de alto risco implica contacto mais prolongado e de face a face", acerscentou.

Por Sábado
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.