Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Em entrevista ao The Guardian, António Sales sublinhou que o Governo português "tomou as medidas certas na hora certa".
Seguir Autor:
O governo português atribuiu o "segredo" sobre o reduzido número de casos de coronavírus no país a uma resposta rápida e flexível ao "pior cenário". Numa entrevista ao jornal britânico The Guardian, António Sales, Secretário de Estado da Saúde, sublinhou que o Governo português "tomou as medidas certas na hora certa" para evitar propagação do coronavírus. Sales afirmou que a resposta dada por Portugal foi baseada nos "melhores conselhos científicos e na experiência de outros países". Sobre a decisão de encerrar as escolas e universidades em meados de março, esta foi crucial para evitar a maior transmissão da doença, uma medida que antecipou a "disseminação e transmissão na comunidade". O Secretário de Estado da Saúde admitiu que o país "preparou-se para o pior".
Sobre a decisão de encerrar as escolas e universidades em meados de março, esta foi crucial para evitar a maior transmissão da doença, uma medida que antecipou a "disseminação e transmissão na comunidade".
O Secretário de Estado da Saúde admitiu que o país "preparou-se para o pior".
"Entre dezembro de 2015 e dezembro de 2019, a força de trabalho nacional em saúde aumentou 13%, o que significa que mais de 15.000 profissionais de saúde, incluindo 3.700 médicos e 6.600 enfermeiros, estão trabalhando", concluiu.
Relacionadas
"Assim, Portugal teve a oportunidade de observar o que outros países estavam passando, ver quais medidas estavam sendo tomadas e aprender com essas experiências. Portugal acabou implementando mais ou menos as mesmas medidas que outros países - e ao mesmo tempo - mas a epidemia aqui estava em um estágio muito anterior ao de outros países ".
No país vizinho Espanha, a assistência médica é da responsabilidade dos 17 governos regionais autónomos, o que provocou uma falta de resposta da parte do Governo central, escreve o jornal britânico.
Em Portugal, verificou-se um consentimento geral dos vários partidos políticos sobre a importância da tomada de medidas para evitar a maior propagação do vírus. "Os partidos políticos adotaram um comportamento responsável porque todos entendiam muito bem a importância de se unirem para enfrentar uma pandemia inesperada com consequências dramáticas", afirmou Sales.
O Secretário de Estado da Saúde frisou que "estamos constantemente a aprender com o surto e com as experiências de outros países. Estaremos melhor preparados para a próxima vez, com certeza".
Mensagem publicada no Instagram de Inês Bichão, adjunta do secretário de Estado Emídio Sousa, foi depois apagada. Cotrim fala em calúnia
Portugal vai ter mais dois satélites em órbita este ano. Os dois equipamentos que a CEiiA adquiriu deverão entrar no espaço no segundo trimestre
Cidadãos entregaram o objeto que encontraram aos polícias. Suspeitos acordaram ficar com o achado e com o respetivo conteúdo
Em 2026 ainda continua tudo na mesma e o novo regime só produz efeitos pela totalidade em 2028
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador português 'apanhado' no Aeroporto Humberto Delgado
Jogador formado no Portimonense assinou pelo Fort Wayne FC por duas temporadas