O caderno de encargos, que ainda está a ser ultimado, prevê a compra de 62 comboios suburbanos, 55 regionais e 12 composições de longo curso
A CP está a preparar um concurso para a compra de 129 novos comboios no valor de cerca de mil milhões de euros, segundo o 'Público'. Esta compra será realizada através do financiamento do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.
O caderno de encargos ainda está a ser preparado, mas segundo o mesmo jornal a lista inclui 62 comboios suburbanos, 55 regionais e 12 composições de longo curso.
O Público detalha ainda que o objetivo é que as 12 novas composições de longo curso para reforçar a frota dos pendulares possam circular a 250 Km/hora, ou mais, dando, assim, seguimento às intenções do Programa Nacional de Investimentos - PNI 2030 que prevê uma linha de velocidade alta entre Lisboa e Porto.
Um dos critérios do caderno de encargos para a escolha dos fornecedores será o selo ‘made in Portugal’. "O objetivo é associar a compra destes 129 comboios ao Centro Tecnológico Ferroviário e às recém abertas oficinas de Guifões, nas quais se pretendia fazer o comboio português", conta o jornal na edição desta sexta-feira.
Modelo da marca norte-americana surge com muitas novidades
Kanchha Sherpa tinha 19 anos quando foi contratado como carregador na equipa liderada pelo neozelandês Edmund Hillary, que conquistou o pico mais alto do mundo
Artista, vencedora de um Óscar, morreu aos 79 anos
Regulador alerta: "não se dev efetuar qualquer ação solicitada neste enquadramento"
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
Último compromisso antes de regressarem ao trabalho em Portugal
Otamendi foi titular mas saiu ao intervalo