Em causa está a prática de crimes de corrupção e participação economica em negócio, refere o DCIAP.
Decorrem buscas por parte do Ministério Público e da GNR nas instalações da Proteção Civil em Carnaxide, esta quinta-feira. As buscas estão a ser feitas em empresas e residências. As ações de buscas decorrem no seguimento da Operação Obsequiam, adiantou o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) em comunicado. Em causa está a prática de crimes de corrupção e participação económica em negócio.
Estão a ser cumpridos seis mandados de busca domiciliária e outros quatro a instalações públicas e empresariais. Entre estas estão "empresas e sociedades comerciais do setor têxtil e de equipamentos de proteção individual", assim como residências de dirigentes e técnicos de contas das entidades envolvidas.
"Existem indícios de favorecimento ilegal de concorrente em procedimentos realizados no período compreendido entre 2015 e 2023, em prejuízo do Estado Português", lê-se no comunicado emitido.
Estão destacados 48 militares da GNR e cinco Magistrados do Ministério Público do DCIAP.
O inquérito está em segredo de justiça e é dirigido pelo Ministério Público, com a coadjuvação da Direção de Investigação Criminal da GNR.
Em comunicado, a Proteção Civil confirma as buscas nas instalações em Carnaxide e refere que se encontra "a colaborar com as autoridades", reiterando "total disponibilidade para prestar o apoio necessário no âmbito das diligências em curso", lê-se na nota enviada às redações.
Há também mais mulheres a tornarem-se bilionárias
Canal da Medialivre obteve uma média de 91.200 espectadores a cada minuto entre as 20 e as 24 horas
Foi a primeira intérprete do "Cheira bem, cheira a Lisboa". Tinha 89 anos
Incidente levou ao encerramento de linhas de comboios e mobilizou vários polícias armados para o local.
Avançado do Toluca brilha no México
Inter Miami, liderado pelo antigo internacional inglês e onde alinha o argentino, conquistou pela primeira vez a MLS
Clube liderado por David Beckham festeja título de campeão norte-americano apenas 7 anos depois de ter sido fundado
Antigo internacional alemão lançou discussão nas redes sociais