"O Papa teve a grandeza de ser transversal à humanidade", disse o cardeal
O cardeal D. Américo Aguiar esteve em direto do Vaticano, esta quarta-feira, para o NOW. Na sequência das celebrações fúnebres do Papa Francisco, o cardeal Américo Aguiar disse que pensava que o pontífice já tinha ultrapassado a questão hospitalar e, reforçou, que tem uma enorme gratidão ao Santo Padre. "Tive a oportunidade de ir a casa de Santa Marta dar-lhe um abraço", explicou o cardeal, acrescentando que "ficou a faltar um cafezinho que estava prometido".
Américo Aguiar esteve, esta quarta-feira, na Basílica de São Pedro e disse ao NOW que o momento da transladação do corpo do Papa Francisco foi de "grande emoção, tristeza e choro".
"O Papa teve a grandeza de ser transversal à humanidade", frisou.
Questionado sobre a possibilidade de ser eleito Papa, D. Américo Aguiar deu a entender que existem outros candidatos para assumir esse cargo e que está pronto para "servir cafés e tratar da salamandra". Em tom de brincadeira disse: "se isto fosse futebol eu estaria no campeonato regional".
O cardeal afirmou ter consciência que, de todos os candidatos, existem "irmãos com uma história de vida e experiência na Igreja". Caso venha a ser o escolhido, Américo Aguiar garantiu que de tudo fará para continuar o legado do Papa Francisco, marcado pelo acolhimento de "todos, todos, todos" na Igreja Católica.
Américo Aguiar diz que "este funeral certamente ficará ao mesmo nível ou próximo àquilo que foi o funeral de João Paulo II". Espera-se uma enorme multidão, cerca de 200 mil pessoas, este sábado no último adeus ao Santo Padre. O cardeal diz que a nível das questões de segurança, o funeral do Papa Francisco vai manter as mesmas medidas que houve na Jornada Mundial da Juventude.
O Papa Francisco pediu simplicidade na própria sepultura. O pontífice também pediu para seguir para Santa Maria Maior, um local que sempre foi especial para ele.O cardeal refere ainda que a relação de Francisco com as pessoas era "diferente".
Relacionadas
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Acordo entre os governos português e espanhol e a Comissão Europeia prevê, entre várias metas, que a ligação entre as duas capitais se faça até 2030 em 5 horas.
Heber Carvalho da Fonseca foi um dos quatro polícias que morreram durante a operação "Contenção" no Rio de Janeiro
Sabemos que ficam super giros com os disfarces, mas a segurança deve vir sempre em primeiro lugar.
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet
Sul-africano integrou a equipa técnica de Erik ten Hag e sabe do que fala
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir