D. Américo Aguiar e a possibilidade de ser eleito Papa: «Se fosse futebol, estaria no campeonato regional»

"O Papa teve a grandeza de ser transversal à humanidade", disse o cardeal

Fotos do arquivo pessoal do Cardeal Américo Aguiar
Cardeal Américo Aguiar
Fotos do arquivo pessoal do Cardeal Américo Aguiar
Cardeal Américo Aguiar
Fotos do arquivo pessoal do Cardeal Américo Aguiar
Cardeal Américo Aguiar

O cardeal D. Américo Aguiar esteve em direto do Vaticano, esta quarta-feira, para o NOW. Na sequência das celebrações fúnebres do Papa Francisco, o cardeal Américo Aguiar disse que pensava que o pontífice já tinha ultrapassado a questão hospitalar e, reforçou, que tem uma enorme gratidão ao Santo Padre. "Tive a oportunidade de ir a casa de Santa Marta dar-lhe um abraço", explicou o cardeal, acrescentando que "ficou a faltar um cafezinho que estava prometido".

Américo Aguiar esteve, esta quarta-feira, na Basílica de São Pedro  e disse ao NOW que o momento da transladação do corpo do Papa Francisco foi de "grande emoção, tristeza e choro". 

"O Papa teve a grandeza de ser transversal à humanidade", frisou.

Questionado sobre a possibilidade de ser eleito Papa, D. Américo Aguiar deu a entender que existem outros candidatos para assumir esse cargo e que está pronto para "servir cafés e tratar da salamandra". Em tom de brincadeira disse: "se isto fosse futebol eu estaria no campeonato regional".

O cardeal afirmou ter consciência que, de todos os candidatos, existem "irmãos com uma história de vida e experiência na Igreja". Caso venha a ser o escolhido, Américo Aguiar garantiu que de tudo fará para continuar o legado do Papa Francisco, marcado pelo acolhimento de "todos, todos, todos" na Igreja Católica.

Américo Aguiar diz que "este funeral certamente ficará ao mesmo nível ou próximo àquilo que foi o funeral de João Paulo II". Espera-se uma enorme multidão, cerca de 200 mil pessoas, este sábado no último adeus ao Santo Padre. O cardeal diz que a nível das questões de segurança, o funeral do Papa Francisco vai manter as mesmas medidas que houve na Jornada Mundial da Juventude.

O Papa Francisco pediu simplicidade na própria sepultura. O pontífice também pediu para seguir para Santa Maria Maior, um local que sempre foi especial para ele.O cardeal refere ainda que a relação de Francisco com as pessoas era "diferente". 

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias
Notícias Mais Vistas