Detido um dos reclusos que fugiu da prisão de Caxias

Chileno está sob custódia

• Foto: Pedro Catarino

Um dos reclusos chilenos que fugiu da prisão de Caxias, Oeiras, no domingo foi detido esta segunda-feira e está sob custódia, disse à Lusa fonte do Ministério da Justiça.

"A Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais confirma que já se encontra sob custódia um dos reclusos de nacionalidade chilena ontem evadido do Estabelecimento Prisional de Caxias, estando a envidar-se todos os esforços no sentido de recapturar os outros dois evadidos", avançou à Lusa o diretor de relações externas daquela entidade.

A edição online do Expresso está a avançar que foram detidos dois dos três reclusos, no aeroporto de Madrid. Antes, a Rádio Renascença tinha noticiado a primeira detenção.

Segundo explicou no domingo a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), os três reclusos fugiram a partir da janela da cela, ocupada por quatro detidos.

Em comunicado, a DGRSP adiantou que os evadidos são dois cidadãos chilenos, com 29 e 30 anos, e um português com 30 anos e que "todos se encontravam presos a aguardar julgamento por crimes de furto e roubo em processos criminais distintos".

Uma fonte prisional havia dito antes à agência Lusa que os dois cidadãos chilenos respondiam no mesmo processo-crime.

A direção-geral "instaurou de imediato um processo de averiguações, a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção da Direção Geral".

A fuga dos três detidos foi comunicada às diversas forças policiais - GNR, PSP e PJ - para a recaptura dos evadidos.

Segundo a página eletrónica da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), o estabelecimento prisional de Caxias, situado no concelho de Oeiras, é classificado como de segurança alta e está vocacionado essencialmente para reclusos preventivos.

É composto por duas zonas prisionais, Reduto Norte e Reduto Sul (RS), que funcionam em edifícios independentes, distando entre si cerca de 300 metros funcionando, na prática, como dois estabelecimentos prisionais.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.