Covid-19: Portugal poderá atingir 14 mil casos e 154 óbitos diários dentro de duas semanas

Estimativa do epidemologista Manuel do Carmo Gomes durante a reunião do Infarmed

"Dificilmente evitaremos os 14 mil casos por dia", disse Manuel do Carmo Gomes durante a sua intervenção na reunião do Infarmed esta terça-feira. O epidemiologista observou que o número de casos de infeção diário atual é muito elevado, à semelhança do índice de transmissibilidade, e antecipou um futuro sombrio para o país. 

Diz o especialista que, mesmo com um novo confinamento geral, o ritmo de aceleração de novos casos vai levar a que Portugal atinja cerca de 14 mil casos diários de infeção por SARS-Cov-2 dentro de duas semanas. Após esse período, serão precisas mais três semanas para que se atinja a marca dos 7 mil casos diários e outras três semanas para conseguir reduzir o número de casos para os 3.500.

"Dificilmente evitaremos os 700 internados em Unidades de Cuidados Intensivos", antecipou Manuel do Carmo Gomes, acrescentando em seguida que se prevê que venham a morrer mais de 150 pessoas por dia, com um pico de 154 óbitos a 24 de janeiro.

"Temos pela frente as semanas mais difíceis da pandemia. A única boa notícia é que isto só pode melhorar depois", afirmou.

O epidemiologista calcula também que, se nada for feito, o número de infeções diárias venha a duplicar a cada 11 dias.

Por Negócios
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.