Atirador abriu fogo em hotel onde estava Trump e foi detido: presidente dos EUA evacuado em ambiente de pânico

Decorria o jantar dos correspondentes da Casa Branca

A carregar o vídeo ...
O momento em que Trump é retirado à pressa por agentes após atirador abrir fogo
Adicione como fonte preferencial no Google

Uma noite de verdadeiro pânico para Donald Trump, que viu um homem abrir fogo no hotel onde se encontrava, em Washington. O presidente dos Estados Unidos da América marcava presença no jantar anual da Associação de Correspondentes da Casa Branca, juntamente com a mulher Melania e outros elementos do seu governo, como o 'vice' JD Vance, quando um homem invadiu o local e disparou vários tiros. O atirador foi imobilizado e detido e o espaço foi evacuado, com Trump a sair ileso. As primeiras informações apontavam para o suspeito ter sido abatido no local, versão entretanto corrigida. O homem de 31 anos reside na Califórnia e deverá ser presente a um juiz na segunda-feira. Cole Tomas Allen estaria hospedado no  hotel onde decorria o jantar.

A rápida ação das forças de segurança evitou uma tragédia, mas quem marcou presença no evento não ganhou definitivamente para o susto. Várias pessoas esconderam-se debaixo das mesas, outras correram desesperadamente, e Donald Trump, alvo de uma tentativa de homicídio em 2024, foi prontamente protegido e levado por alguns agentes.

Membros da Guarda Nacional dos Estados Unidos posicionaram-se dentro do hotel enquanto as pessoas eram autorizadas a sair, mas não a regressar. A segurança foi também reforçada no exterior, com helicópteros a sobrevoar o edifício.

Trump elogiou, depois, o trabalho das forças de segurança. "Que noite em Washington. Os Serviços Secretos e as forças da lei fizeram um trabalho tremendo. Agiram com rapidez e coragem", escreveu o presidente na sua rede social, Truth Social. "O atirador foi detido e eu avisei que 'o espetáculo tem de continuar', mas deixámos a decisão inteiramente a cargo das forças da lei. Elas tomarão uma decisão em breve. A primeira-dama [Melania Trump], bem como o vice-presidente [JD Vance] e todos os membros do Governo, estão de perfeita saúde", acrescentou.

O presidente descreveu o suspeito como um "potencial assassino", que tinha várias armas. "Esta não é a primeira vez nos últimos anos que a nossa República é atacada por um potencial assassino que procurava matar", disse depois, numa conferência de imprensa, realizada na Casa Branca.

Donald Trump descreveu o suspeito como um "potencial assassino", que tinha várias armas

Os serviços secretos confirmaram que o casal está "em segurança, assim como todos os que estão sob proteção". Uma pessoa está sob custódia após um tiroteio perto do posto de segurança.

Durante o incidente, um membro das forças de segurança que usava um colete à prova de bala foi atingido por um disparo, mas os Serviços Secretos disseram que o agente deverá recuperar sem sequelas. Num comunicado, a agência acrescentou que está a investigar o incidente, juntamente com a Polícia Metropolitana da capital dos Estados Unidos.

A polícia de Washington DC publicou uma mensagem nas redes sociais a informar que os seus agentes estão no local e a coordenar ações com as forças de segurança federais. "Forneceremos informações atualizadas assim que forem confirmadas", dizia a mensagem.

O presidente da Associação de Correspondentes da Casa Branca, entretanto, afirmou que todos estão em segurança após o incidente e que o jantar anual  será reagendado. “Vamos voltar a fazê-lo”, disse Jiang Weijia. Pouco depois, os funcionários começaram a desmontar as mesas e o púlpito presidencial no salão.

[Notícia atualizada às 8h00]

27
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias
Notícias Mais Vistas