20:25

Eleições presidenciais em direto: sondagem Intercampus dá vitória a Seguro e segunda volta com Ventura

Mais de 11 milhões de eleitores foram chamados às urnas para escolher o próximo Presidente da República

20:22 há 7 minutos

António José Seguro diz que só falará "após serem conhecidos os resultados oficiais"

Em declarações aos jornalistas após serem conhecidos os resultados das sondagens à boca das urnas, que o colocam na frente das eleições, António José Seguro disse que só falará "após serem conhecidos os resultados oficiais". "Neste momento, a única afirmação é de uma saudação aos portugueses pela sua participação eleitoral, pelo civismo e tranquilidade. Todos os portugueses estão de parabéns", acrescentou. 

20:15 há 14 minutos

Resultados apurados em 1.150 das 3.259 freguesias: Seguro na frente

António José Seguro é o candidato mais votado com 30,69% nas eleições presidenciais, quando estão apurados os resultados provisórios em 1.150 das 3.259 freguesias e 47 de 109 consulados. André Ventura é o segundo candidato mais votado, com 26,97%, e Luís Marques Mendes é o terceiro, com 14,82%, segundo os dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

20:05 há 24 minutos

Presidenciais: sondagem Intercampus dá vitória a Seguro e segunda volta com Ventura

António José Seguro será o vencedor das eleições presidenciais deste domingo para a CMTV/NOW/JORNAL NEGÓCIOS. O candidato deverá alcançar 31.6% dos votos (para um intervalo entre 29.6% e 33.6%). André Ventura ficará em segundo alcançando 23% dos votos (num intervalo de 21% e 25%). Serão estes os dois candidatos a disputar a segunda volta eleitoral.

João Cotrim de Figueiredo alcançará 15.9% dos votos expressos (para um intervalo entre 13.9% e 17.9%) enquanto Henrique Gouveia e Melo atingirá os 12.9% dos votos (entre 10.9% e 14.9% de intervalo). A maior surpresa da noite será o resultado do candidato Luís Marques Mendes que não ultrapassará os 10.3% dos votos (8.3% e 12.3% de intervalo), fixando-se em quinto lugar. 

Catarina Martins consegue 2.3% dos votos, António Filipe 1.6%, logo seguido de Manuel João Vieira (1.4%) que ficou à frente de Jorge Pinto 0.7%.

Ficha Técnica: sondagem Intercampus para a CMTV/NOW/JORNAL NEGÓCIOS, realizada no dia 18 de janeiro de 2026, com o objetivo de identificar o resultado da votação para as eleições Presidenciais em 2026.

Pub
20:00 há 29 minutos

Urnas encerradas nos Açores

As urnas acabam de encerrar nos Açores.

19:53 há 36 minutos

Cotrim de Figueiredo garante estar "confiante" mas não presta declarações aos jornalistas

À chegada à sede de campanha, Cotrim de Figueiredo não quis prestar declarações aos jornalistas, mas disse estar "confiante". 

19:23 há 1 horas

André Ventura confiante: «Estou convencido de que chegaremos ao fim em bom porto»

André Ventura reagiu à afluência às urnas nestas presidenciais, dizendo que se trata de algo "histórico" e "muito positivo". "Significa que as pessoas escolheram quem querem para ser Presidente, ou pelo menos para passar à segunda volta", disse o candidato às presidenciais, quando chegava à missa.

Ventura disse ainda que irá acompanhar os resultados e que irá ser uma "noite longa para todos". "Estou convencido de que chegaremos ao fim em bom porto", afirmou.

Pub
19:20 há 1 horas

Gouveia e Melo: «A democracia ganha sempre quando há uma abstenção reduzida»

Henrique Gouveia e Melo já chegou à sede de campanha, no hotel Corinthia em Lisboa. O candidato mostrou-se "feliz" com as projeções de descida da abstenção.

"A democracia ganha sempre quando há uma abstenção reduzida", referiu em declarações aos jornalistas. 

Questionado sobre o que planeia para o futuro, Gouveia e Melo respondeu que fará "o que os portugueses quiserem". "Esta eleição teve o arco-íris todo - o partidário e o independente - e isso contribuiu de forma positiva" para a campanha, apontou ainda. 

19:19 há 1 horas

Marques Mendes sobre eventual presença de Montenegro: «Não estou à espera de coisíssima nenhuma»

Questionado sobre se espera que Luís Montenegro esteja presente na sede de campanha, o candidato Luís Marques Mendes disse não estar "à espera de coisíssima nenhuma" e que se se confirmar que a abstenção é mais baixa "é uma boa notícia".

"Não conheço ainda os resultados finais da abstenção, foi o que eu vi ao longo do dia, que a abstenção é a mais baixa. Se isso se confirmar, é uma boa notícia", afirmou Marques Mendes à chegada à sede de campanha.

19:12 há 1 horas

Abstenção deverá situar-se entre os 35,6% e os 43%

As projeções das televisões para a abstenção nas eleições presidenciais indicam que deverá situar-se entre os 35,6% e os 43%.

A RTP avançou às 19h00 uma previsão de abstenção entre 37% e 43% e a a SIC/TVI uma previsão entre 35,6% 40,6%.

A taxa de abstenção nas eleições presidenciais de 2021 situou-se nos 60,76%, a maior de sempre, tendo contribuído para este aumento a covid-19 e o recenseamento automático dos portugueses no estrangeiro.

Pub
19:00 há 1 horas

Urnas fechadas em Portugal Continental e na Madeira

As urnas acabam de encerrar em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores encerrarão dentro de uma hora. 

18:59 há 1 horas

Afluência às urnas até às 16h foi de 45,51%, a mais alta dos últimos 20 anos

A afluência às urnas até às 16h foi de 45,51%, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna. Esta é a percentagem mais alta dos últimos 20 anos, ficando apenas ligeiramente atrás de 2006, ano em que até às 16h votaram 45,56% dos eleitores. 

18:58 há 1 horas

«Há muitas incertezas e muito suspense»: Armando Esteves Pereira antecipa noite eleitoral

A carregar o vídeo ...
«Há muitas incertezas e muito suspense»: Armando Esteves Pereira antecipa noite eleitoral Medialivre
Pub
18:57 há 1 horas

Gouveia e Melo: «Tenho esperança que os portugueses queiram decidir o próprio destino»

Após votar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em Lisboa, o candidato Henrique Gouveia e Melo considerou que as eleições de hoje "podem ser marcantes" e mostrou-se esperançado de que a abstenção seja pouco expressiva num dia que é "um hino à democracia".

"Eu julgo que estas eleições podem ser marcantes e, portanto, estou convencido de que os portugueses vão exercer o seu voto e vão exercer a sua cidadania, que é o que é normal", declarou.

A carregar o vídeo ...
Gouveia e Melo: «Tenho esperança que os portugueses queiram decidir o próprio destino»
18:56 há 1 horas

André Ventura: «Estamos no inverno e está um dia fantástico»

Depois de ter votado na Escola Básica do Parque das Nações, em Lisboa, André Ventura, considerou que a campanha podia ter sido mais esclarecedora mas apelou aos portugueses para que se mobilizem e aproveitem o "dia fantástico" para votar.

"Está um dia fantástico. Acho que é dia de sair de casa e votar porque, de facto, está um dia lindo. Estamos no inverno e está um dia fantástico. Acho que este é um sinal para que todos saiam de casa e votem", afirmou.

18:56 há 1 horas

Marques Mendes lembra que "situação internacional é muito difícil" e apela à participação dos portugueses

Em Caxias, Luís Marques Mendes, apoiado pelo PSD, votou pouco depois das 11h. O candidato presidencial disse estar "muito bem disposto" neste dia de eleições, acrescentando que ia passar o dia com a família e que "lá para o fim da tarde" começaria a acompanhar os resultados.

"Aquilo que eu desejo e o apelo que eu faria, era para uma grande participação nesta eleição. E, portanto, fazendo com que as pessoas vão votar e fazendo com que a abstenção possa baixar", afirmou.

A carregar o vídeo ...
Marques Mendes lembra que "situação internacional é muito difícil" e apela à participação dos portugueses
Pub
18:55 há 1 horas

Jorge Pinto: «Com tantos desafios internos e externos é importante que os portugueses votem»

À chegada à Junta de Freguesia de Cepelos, no concelho de Amarante, , cerca das 11h, Jorge Pinto, candidato apoiado pelo Livre, manifestou "muita tranquilidade, felicidade e consciência tranquila" e apelou aos portugueses para que votem "massivamente", lembrando os desafios internos e externos atuais.

"Com tantos desafios internos e externos é importante que os portugueses votem, votem massivamente, votem em consciência. Da minha parte, muita tranquilidade, muita felicidade, sentimento de dever cumprido e de consciência tranquila por ter consguido ou ter tentado elevar o debate, marcar a agenda com debates que interessam aos portugueses", disse.

A carregar o vídeo ...
Jorge Pinto: «Com tantos desafios internos e externos é importante que os portugueses votem»
18:54 há 1 horas

Catarina Martins: «Poder votar é uma responsabilidade»

Após votar pelas 10h35 na Escola Básica 2/3 Eugénio de Andrade, no Porto, Catarina Martins, candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda, agradeceu a quem está nas mesas de voto e lembrou Maria de Lurdes Pintassilgo.

"Queria começar por agradecer a todas as pessoas que, em todo o país, estão nas mesas de voto a permitir que este dia aconteça. A democracia é participada por toda a gente e tanta gente que dá este seu dia para que seja possível estarmos a votar", declarou aos jornalistas, acompanhada pelo marido.

A carregar o vídeo ...
Catarina Martins: «Poder votar é uma responsabilidade»
18:53 há 1 horas

António Filipe: «Espero que os portugueses participem em grande número e honrem este direito»

Depois de votar num centro escolar em Loures, António Filipe, candidato apoiado pelo PCP, instou os portugueses a que honrem o direito de voto e participem em "grande número" nas eleições.

"Naturalmente que os portugueses participem, que honrem o seu direito de voto, o direito de voto que custou muito a conquistar aos portugueses, o exercício do direito de voto em liberdade, em consciência, por convicção e, portanto, espero que os portugueses participem em grande número e honrem este direito", afirmou.

Pub
18:52 há 1 horas

Cotrim de Figueiredo: «Mostrem que é possível mudar Portugal»

Depois de votar esta manhã na Escola Básica Marquesa de Alorna, em Lisboa, acompanhado de um dos filhos e de uma das netas, Cotrim Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal, lembrou que a escolha do sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa é algo importante para as pessoas.

"Façam deste dia das eleições o dia da festa da democracia e mostrem que é possível mudar Portugal", assinalou aos jornalistas. "Eu gosto muito de eleições. É o dia em que a democracia se torna viva, que as pessoas escolhem o seu futuro", apontou.

A carregar o vídeo ...
Cotrim de Figueiredo: «Mostrem que é possível mudar Portugal»
18:52 há 1 horas

António José Seguro: «Votei com muita emoção e esperança»

António José Seguro, apoiado pelo PS, votou pelas 10h15 na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha. O candidato votou na mesa número 2, onde não havia fila e por isso não teve que esperar para poder colocar o seu voto na urna. Cumprimentou os elementos da mesa, disse que estava "um sol magnífico" e desejou-lhes um "dia muito tranquilo".

"Votei com muita emoção e votei com muita esperança no futuro de Portugal. É isso que neste momento está a acontecer. Cada portuguesa e cada português estão a decidir o futuro do nosso país. Eu acredito no bom senso dos portugueses", disse aos jornalistas.

A carregar o vídeo ...
António José Seguro: «Votei com muita emoção e esperança»
17:50 há 2 horas

Dia de eleições presidenciais

Hoje é dia de eleições presidenciais no nosso país e em Record poderá ficar a par de todos os resultados e reações. Fique por aí! 

Pub
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias
Notícias Mais Vistas