Em Espanha e Itália, o coronavírus espalhou-se rapidamente: como será em Portugal?

Comparação da propagação da doença nos três países

Coronavirus virus china
Coronavirus virus china

Em quatro dias, o número de casos confirmados de coronavírus em Portugal quadriplicou, de 112 a 448 infectados pelo Covid-19. No mesmo período, foi registrada a primeira vítima mortal no país. Depois de anunciar uma  entrada numa "fase de crescimento exponencial da pandemia", um ministério da Saúde,  Marta Temido , Portugal está agora numa "fase de aceleração do contágio" .

Mas como se compara o caso de Portugal com os países vizinhos Espanha, França e Itália, que soma já há milhares de casos numa questão de dias?

Se você olhar para uma quantidade de número de infectados pelo novo coronavírus no total, uma diferença entre o nosso país e os outros três da Europa ocidental é abismal. Mas este gráfico não diz tudo. É necessário colocar os casos em contexto.

França foi o primeiro país europeu a conhecer uma pandemia, com três casos confirmados em 24 de janeiro. O número permanentemente estável, até começar a subir exponencialmente a 24 de fevereiro, um mês depois do primeiro caso, quando o país já tiver 12 anos com um novo coronavírus.

Já a Itália conheceu uma subida mais vertiginosa: o país com mais casos conhecidos e mortes devido ao Covid-19 teve apenas 4 casos confirmados em 20 de fevereiro, na região da Lombardia. No dia seguinte, já eram 21.

Se compararmos a evolução dos primeiros 16 dias do Covid-19 em Portugal, desde que foi confirmado o primeiro caso a 2 de março, uma situação não é tão grave. Ao 16º dia com casos confirmados, Portugal soma 448, Espanha soma 1231 (a 9 de março), França registrada em 1786 casos após mais de duas semanas de crescimento exponencial de casos e Itália registrada 3858 infetados com novo coronavírus - mais de duas vezes número de casos no nosso país.


Não é o que diz respeito a mortes, mas a sua evolução não permite prever ou acontecer em Portugal, até porque existe uma amostra reduzida. A primeira morte no país foi registrada nesta segunda-feira, um homem de 80 anos que estava internado no Hospital de Santa Maria e que tinha outros problemas associados.

Mas é possível comparar os casos dos países com maior número de mortes e infetados na Europa. Depois de anunciar sua primeira morte devido ao novo coronavírus em 3 de março, Espanha tem, neste momento, um ritmo superior ao da Itália que possuía 15º dia após a primeira morte. No entanto, a Itália já registrou um total de mais de 2.500 mortes neste momento, 26 dias após a primeira morte registrada no país.


Ao mesmo tempo, e embora a Organização Mundial de Saúde tenha estabelecido um índice de letalidade para Covid-19 de 3,4%, este número varia de país para país.

Em França, este tempo permanece estável ao longo das últimas semanas, variando entre 1,4% e 2,3%. Em Espanha, um índice de letalidade do novo coronavírus tem subido considerável, ultrapassando a França, permanecendo agora situado nos 4,4%.

Mas é na Itália, o país com o segundo maior número de casos confirmados em todo o mundo, que tem uma situação que se torna incontrolável - um índice de letalidade da doença já acima dos 8%.

Em Portugal, com um morto registrado em 448 casos confirmados, um taxa de letalidade por doença de apenas 0,22% neste momento.

O coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 atinge mais de 180 mil pessoas em todo o mundo, das quais sete mil morrem. Mais de 75 mil recuperados da doença. Já se espalhou por mais de 145  países e territórios, o que levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia. Jorge Buescu, sobre uma evolução do coronavírus Covid-19 em Portugal, os casos confirmados podem chegar aos 48 mil até a final de março . E os valores apresentados até esta terça-feira parecem confirmar como alterações. Veja a evolução do número de casos confirmados, suspeitos e mortes em Portugal.   



 

Por Sábado
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.