Endividamento da economia aumenta 1,6 mil milhões de euros em agosto

Valor mais alto desde maio deste ano

dinheiro notas euros
dinheiro notas euros

O endividamento da economia nacional fixou-se nos 719.216 milhões de euros em Agosto, aumentando 1,6 mil milhões de euros face a Julho, de acordo com os dados do Banco de Portugal publicados esta segunda-feira, dia 22 de Outubro. Este é o valor mais alto desde maio deste ano, mês em que foi atingido um novo recorde de 724,5 mil milhões de euros. 

"Relativamente a Julho de 2018, o endividamento do sector não financeiro aumentou 1,6 mil milhões de euros, devido, sobretudo, ao acréscimo do endividamento do sector público", assinala o banco central. Esta subida do endividamento público deve-se ao "acréscimo do financiamento concedido pelo sector financeiro, pelas próprias administrações públicas e pelo exterior".
No caso do sector privado, o endividamento também subiu, mas de forma mais ligeira. "Ao nível do endividamento do sector privado, observou-se um aumento de 0,2 mil milhões de euros do financiamento concedido pelo sector financeiro aos particulares", escreve o Banco de Portugal, referindo que o aumento do financiamento externo "foi compensado pela redução do endividamento face ao sector financeiro". 

O endividamento da economia está a aumentar há três meses consecutivos. No entanto, os números anteriores foram revistos em baixa: em Julho o número inicial era de 721,9 mil milhões de euros, mas neste destaque passou para 717,5 mil milhões de euros.

Em Junho, o rácio do endividamento face ao PIB diminuiu para um mínimo de oito anos. Nos dados relativos a Setembro, quando se souber a evolução do PIB do terceiro trimestre, será possível ver se estes aumentos mensais estragarão a trajectória de descida do peso da dívida nacional na economia.

A desalavancagem da economia portuguesa é transversal a todos os sectores, embora continue a ser mais forte no privado do que no público.

Autor: Negócios

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.