Espanha: Congresso aprova exumação de Franco

Restos mortais do general encontram-se à data no monumento do Vale dos Caídos

• Foto: EPA

O Congresso espanhol aprovou esta quinta-feira a exumação de Franco do Vale dos Caídos. O decreto foi votado com 172 votos a favor e 164 abstenções, vindas do Partido Popular e do Ciudadanos. 

Os restos mortais de Francisco Franco encontram-se à data no monumento do Vale dos Caídos. Apesar de a decisão ser contestada pela família do antigo ditador, o governo liderado por Pedro Sánchez propôs a exumação do general – introduzindo ainda na legislação uma forma jurídica que dará "máxima cobertura legal" contra prováveis reclamações

Já em maio do ano passado, o Congresso espanhol aprovou uma possível trasladação com 189 votos. Houve apenas um voto contra e 140 abstenções. "Não vou defender nunca esse edifício nem quem está enterrado lá dentro, até por razões familiares, como neto de alguém que sofreu represálias do regime franquista [o seu avô foi preso] mas a Espanha tem de olhar para o futuro", disse o actual líder do Partido Popular Pablo Casado.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.