Estado de Emergência mexe com desporto: as provas que serão disputadas nos fins de semana dos feriados

Federações emitiram comunicado conjunto

As federações de Andebol, Basquetebol, Futebol, Patinagem e Voleibol reuniram-se esta segunda-feira com vista a debater as competições durante os dois fins-de-semana de novembro e dezembro para os quais o Governo determinou limitações à circulação, e decidiram realizar as suas principais competições, tanto em masculinos como em femininos.

No caso do futebol, além das duas divisões profissionais (Liga NOS e 2.ª Liga), vão realizar-se também os jogos da Taça de Portugal, Campeonato de Portugal, Campeonato Nacional feminino da 1.ª divisão, campeonatos nacionais masculino e feminino da 1.ª divisão de futsal e a Liga Revelação.

Nas restantes modalidades, apenas serão disputados os encontros das primeiras divisões, tanto em masculinos como femininos. Tal aplica-se ao período compreendido entre as 23h00 de 27 de novembro e as 05h00 de 2 de dezembro, e entre as 23h00 de 4 de dezembro e as 23h59 de 8 de dezembro.

Leia o comunicado na íntegra:

"Em reunião realizada hoje entre as cinco federações de desportos coletivos de pavilhão ficou decidido adequar as competições que organizam às restrições impostas pela renovação do Estado de Emergência.

Assim, considerando que:

i. Através do Decreto do Presidente da República n.º 59-A/2020, de 20 de novembro, foi renovada a declaração do Estado de Emergência, o qual foi, na mesma data, aprovado pela Assembleia da República através da Resolução da AR n.º 87-A/2020.

ii. O Governo decidiu, em consequência, através do Decreto n.º 9/2020 de 21 de novembro, as medidas concretas que regulamentam a aplicação do Estado de Emergência no período que se inicia às 00h00 do dia 24 de novembro e cessa às 23h 59 do dia 8 de dezembro de 2020.

iii. Entre tais medidas, foi decidido pelo Governo que os cidadãos não podem circular para fora do concelho do domicílio no período compreendido entre as 23:00 h do dia 27 de novembro de 2020 e as 05:00h do dia 2 de dezembro de 2020 e entre as 23:00h do dia 4 de dezembro de 2020 e as 23:59h do dia 8 de dezembro de 2020,
exceto para, entre outras, deslocações para desempenho de funções profissionais ou equiparadas.

iv. Foi ainda determinado pelo Governo que as atividades de treino e competitivas dos atletas de seleções nacionais das modalidades olímpicas, da 1.ª divisão nacional ou de competição de nível competitivo correspondente de todas as modalidades dos escalões de seniores masculino e feminino, bem como dos campeonatos internacionais, e apenas essas, são equiparadas a atividades profissionais.

Nesse sentido, e no estrito cumprimento das medidas excecionais agora conhecidas, informamos que no período entre as 23:00 h do dia 27 de novembro de 2020 e as 05:00h do dia 2 de dezembro de 2020 e entre as 23:00h do dia 4 de dezembro de 2020 e as 23:59h do dia 8 de dezembro de 2020, as cinco federações realizarão os jogos enquadrados no ponto
iv.

Esta informação foi expressamente confirmada pelo Governo.

Lisboa e Porto, 23 de novembro de 2020

Federação de Andebol de Portugal
Federação Portuguesa de Basquetebol
Federação Portuguesa de Futebol
Federação de Patinagem de Portugal
Federação Portuguesa de Voleibol"

Por Record
2
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.