Estudo prevê 20 mil infeções diárias de Covid-19 em Portugal no mês de dezembro

Investigação do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde da Universidade de Washington traça três cenários distintos.

Coronavírus em Portugal
Coronavírus em Portugal

Portugal poderá chegar a dezembro com quase 20 mil casos diários de coronavírus e com um total de 8 mil mortes, aproximadamente. As previsões são do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde da Universidade de Washington, nos EUA.

O estudo traça três diferentes cenários para cada país. Neste primeiro caso, os investigadores assumem que a população em geral continua a usar máscara em público, que o alívio de medidas restritivas se mantém mas que o confinamento é reintroduzido por seis semanas (em dezembro) quando se atingir o patamar de oito mortes por milhão de habitantes.

Um segundo cenário - bem mais pessimista - onde não são reintroduzidas medidas de confinamento, mostra Portugal a chegar aos 80 mil casos de Covid-19 em janeiro do próximo ano.

Já num terceiro cenário mais benéfico, no qual o uso de máscaras aumenta para 95% da população no espaço de sete dias e mais tarde são reintroduzidas medidas de confinamento no caso de se ultrapassar os oito mortos por um milhão, a projeção é de 17 mil casos diários (no fim de dezembro) e 4015 mortes.

No pior dos cenários calculados, seriam necessárias mais de 4000 camas de hospital, cerca de 1700 camas em cuidados intensivos e pouco mais de 1600 ventiladores.

Este domingo, Portugal atingiu o patamar dos 1840 mortos e dos 60 258 infetados.

Por Correio da Manhã
2
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.