EUA compram stock mundial de Remdesivir e esgotam fármaco contra o coronavírus nos próximos três meses

Nenhum outro país terá acesso ao medicamento que ajuda na recuperação do coronavírus nos próximos meses.

Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump

Os Estados Unidos compraram o stock mundial do medicamento Remdesivir, que ajuda no tratamento de doentes com Covid-19, para os próximos três meses. Ou seja, segundo avança o The Guardian, nenhum outro país no mundo poderá ter acesso ao fármaco. 

Os cientistas estão preocupados com a ação unilateral dos Estados Unidos sobre o medicamento e temem que, caso haja uma vacina, o país tome a mesma decisão. 

"Eles têm acesso à maior parte do stock de doses [do remdesivir], então não há nada para a Europa", disse Andrew Hill, investigador sénior da Universidade de Liverpool.

O remdesivir, o primeiro medicamento aprovado pelas autoridades de licenciamento nos EUA para tratar o Covid-19, é fabricado pela Gilead e revelou-se eficaz no tratamento de pessoas infetadas. As primeiras 140 mil doses foram disponibilizadas para testes em todo o mundo e estão por isso esgotadas. O governo Trump decidiu comprar mais de 500 mil doses, que são toda a produção da Gilead para julho e 90% de agosto e setembro.

Acredita-se que o remdesivir é mais eficaz no tratamento dos pacientes numa fase inicial do que a dexametasona, que por sua vez reduziu as mortes de pacientes que precisavam de oxigénio e ligados a ventiladores. Com a sua fórmula atual, o remdesivir é só usado em pacientes doentes o suficiente para ser necessária hospitalização e é administrado ao longo de cinco dias.

A empresa farmacêutica que produz o remdesivir, Gilead, anunciou que o tratamento por paciente vai custar 2.340 dólares (€2.082) em todos os países desenvolvidos. Cada um dos seis frascos administrado ao longo dos cinco dias de tratamento custará €347.

Por Correio da Manhã
2
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0