 
Cerimónias estão marcadas para as 10 horas, 9 em Portugal continental
 
            As cerimónia fúnebres do Papa Francisco vão realizar-se no sábado de manhã às 10 horas locais (9 em Lisboa) na Praça de São Pedro, anunciou esta terça-feira o Vaticano.
O féretro vai ser depois transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, no centro de Roma, onde o Papa vai ser sepultado, refere o mesmo comunicado.
O Papa Francisco morreu na segunda-feira aos 88 anos.
A cerimónia, que deve contar com a presença de chefes de Estado de todo o mundo, vai ser celebrada pelo decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re.
Hoje, após uma oração, presidida pelo cardeal camerlengo Kevin Joseph Farrell, vai decorrer a transladação do corpo.
A procissão vai passar pela Praça de Santa Marta, Praça dos Mártires Romanos, Arco dos Sinos e depois vai entrar na Basílica do Vaticano pela porta central.
Em seguida, no Altar da Confissão, sob o baldaquino (dossel colocado no altar), o cardeal Camerlengo - responsável pela administração dos bens do Vaticano até à escolha de um novo Papa - vai presidir à Liturgia da Palavra, no final da qual começa a visita dos fiéis.
Ainda não se sabe por quanto tempo o corpo do Papa Francisco, que introduziu algumas alterações nas regras dos funerais dos pontífices, vai ficar exposto.
O corpo do Papa foi colocado num caixão de madeira com interior de zinco.
A férula papal (bordão em forma de crucifixo) vai ficar colocada ao lado do caixão.
No sábado, após o funeral, o caixão vai ser imediatamente transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, tal como Francisco deixou escrito.
"Peço que o meu túmulo seja preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da referida Basílica Papal", indica o testamento.
O túmulo, escreveu o Papa argentino, deve ser na terra; simples, sem decoração particular e com a única inscrição: "Franciscus".
Relacionadas
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Acordo entre os governos português e espanhol e a Comissão Europeia prevê, entre várias metas, que a ligação entre as duas capitais se faça até 2030 em 5 horas.
Heber Carvalho da Fonseca foi um dos quatro polícias que morreram durante a operação "Contenção" no Rio de Janeiro
Sabemos que ficam super giros com os disfarces, mas a segurança deve vir sempre em primeiro lugar.
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet
Sul-africano integrou a equipa técnica de Erik ten Hag e sabe do que fala
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
 
                                
                             
                                
                             
                                
                             
                                
                             
                                
                            