O concurso está dividido em 45 lotes e os veículos deverão ser entregues até final do próximo ano
O Governo lançou um concurso público internacional para a aquisição de 649 veículos para a Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP) com um valor de 20,1 milhões de euros, segundo o anúncio que consta da edição desta segunda-feira, 20 de outubro, do Diário da República. O concurso está dividido em 45 lotes e os veículos deverão ser entregues até final do próximo ano.
Os veículos a adquirir incluem motociclos de diversas cilindradas, pequenos furgões, automóveis e autocarros. Apenas um dos lotes, destinado à GNR, é de automóveis elétricos, num total de 10 veículos e por um preço total de 375.100 euros.
Os interessados podem concorrer mesmo a todos os lotes disponíveis, sendo que os critérios de adjudicação são o preço, com uma ponderação de 80%, e a qualidade, com os remanescentes 20%.
Esta compra de veículos tinha sido anunciada pela então ministra da Administração Interna, Margarida Blasco. Com a queda do Governo, o processo de lançamento do concurso foi atrasado e só agora é que o caderno de encargos pode ser levantado pelos interessados.
“Dando continuidade aos investimentos em curso, bem como ao plano de atividades aprovado para 2025 e 2026, o Governo conta ter concluídas mais de 30 intervenções em postos e esquadras, entregar mais de 600 veículos e atribuir mais de 20 mil bens, entre armamento, equipamentos de proteção individual e equipamentos para funções especializadas”, refere o texto da proposta do Orçamento do Estado para 2026 apresentada pelo Executivo a 9 de outubro.
Desta forma, e tendo em conta a data de lançamento do concurso, os veículos a que se refere o Governo na proposta de OE2026 são, na prática, estes.
Problema surgiu na madrugada desta segunda-feira
A partir de hoje há um novo sistema de validação obrigatória de IBAN e NIF
O concurso está dividido em 45 lotes e os veículos deverão ser entregues até final do próximo ano
Ministério da Cultura francês refere que os oito objetos roubados têm um “inestimável valor patrimonial”
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull