Governo atualiza escalões de IRS abaixo da inflação: as tabelas para 2020

Segundo uma versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano

IRS, portal finanças, impostos
IRS, portal finanças, impostos

O Governo pretende atualizar os escalões do IRS em 0,3% no próximo ano, abaixo da inflação prevista para 2020, segundo a uma versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para 2020. Veja aqui como serão atualizados.



Todos os limiares superiores dos escalões são, na proposta, superiores em 0,3% do que eram em 2019. Na prática, isto significa que as famílias podem vir a perder poder de compra, já que se prevê uma inflação entre 1,2% e 1,4% no próximo ano. Como as taxas de IRS são progressivas, uma atualização do limite superiores dos escalões resulta em mais rendimento a ser tributado à taxa do escalão inferior, e consequentemente, em menos imposto a pagar.

Só que essa atualização fica muito àquem da inflação prevista para 2020. 

No ano passado, o Governo optou por não atualizar os escalões de IRS, congelamento que significou um custo de cerca de 60 milhões de euros para todos os contribuintes.

Por Negócios
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.