Um helicóptero de combate a incêndios com seis pessoas a bordo caiu, esta sexta-feira, no rio Douro, em Samodães, Lamego. A aeronave transportava cinco militares da Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS) da GNR e encontra-se submersa. Três militares morreram e dois estão desaparecidos. O piloto foi resgatado com vida por uma embarcação turística.
Ao que o CM conseguiu apurar, trata-se de um piloto civil, de 44 anos, natural da região de Trás-os-Montes.
Relacionadas
O acidente ocorreu quando o helicóptero regressava do combate a um incêndio em Baião.
"Às 12h36 de hoje, 30 de agosto, enquanto participava nas operações de combate ao incêndio rural que lavra em Gestaçô, em Baião, o helicóptero ligeiro de combate a incêndio rurais, com o indicativo operacional H16, sofreu um acidente, obrigando à amaragem do meio aéreo no rio Douro, próximo da localidade de Samodães", detalha a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (AENPC).
O helicóptero acidentado, do modelo AS350 - Écureuil, é um ligeiro de ataque inicial a incêndio, operado pela empresa HTA Helicópteros, sediada em Loulé, no Algarve, mas a operar a partir do centro de meios de Armamar.
No local estão 122 operacionais apoiados por 29 veículos e três meio aéreos. Uma equipa de mergulhadores já foi acionada e prepara-se para entrar no rio.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, já está no local do acidente e Marcelo Rebelo de Sousa está a dirigir-se para o local.
O alerta foi dado por volta das 12h30.
Desconhece-se para já, as causas do acidente.
Fonte Gabinete de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) disse à Lusa que vai enviar uma equipa para o local e iniciar as investigações ao acidente.
Detenção ocorreu no Aeroporto Militar de Figo Maduro
Homem estava a passar pelo local quando se deu um tiroteio. Ahmed não tardou em reagir: imobilizou o atirador e com a arma na mão obrigou-o a recuar
CNN Portugal e SIC Notícias ficam atrás do canal da Medialivre
Márcia Sensitiva falou com a Sábado sobre o ano que aí vem
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo