Inflação em Portugal sobe de 1,5% para 1,6% em julho

Dados avançados pelo INE

pessoas compras comércio lojas
consumo familias pib economia actividade economica
pessoas compras comércio lojas
consumo familias pib economia actividade economica
pessoas compras comércio lojas
consumo familias pib economia actividade economica

A taxa de inflação em Portugal subiu de 1,5%, em Junho, para 1,6%, em Julho, de acordo com a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE), revelada esta terça-feira, 31 de Julho.

"Tendo por base a informação apurada até à data do presente destaque, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 1,6% em Julho de 2018 (o valor apurado para Junho foi 1,5%)", informa o INE.

Já a taxa de inflação subjacente, a chamada inflação "core" (que exclui os preços mais voláteis da energia e produtos alimentares não transformados) manteve-se em 1%. O índice relativo aos produtos energéticos acelerou de 7,5% para 7,8%, uma evolução que estará ligada à subida dos preços dos combustíveis. 

Em relação ao mês anterior, o índice de preços no consumidor caiu 0,6%, depois da ligeira subida mensal de 0,1% observada em Junho.

"Estima-se que o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português tenha registado uma variação homóloga de 2,2% (o valor observado em Junho foi 2,0%)", acrescenta o INE.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de Julho serão publicados no próximo dia 10 de Agosto.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.