José Neto aponta o dedo às lesões

Novo livro apresentado no âmbito das XIII Jornadas Médico Desportivas, em Paços de Ferreira

• Foto: Carlos Gonçalves

O professor universitário José Neto apresentou esta sexta-feira o seu novo livro, intitulado "Lesões - Pior inimigo dos futebolistas", no âmbito das XIII Jornadas Médico Desportivas que se realizam no salão nobre da Câmara Municipal de Paços de Ferreira. Além de outras personalidades, a cerimónia contou com a presença do dirigente federativo João Vieira Pinto, em representação da FPF, além dos treinadores de futebol Paulo Alves e Nandinho.

"José Neto é alguém com um conhecimento enorme sobre o desporto. Formou e ensinou muitos treinadores e jogadores. O título do livro diz tudo, porque de facto as lesões são os piores inimigos dos jogadores", referiu João Vieira Pinto, destacando um dos temas abordados na publicação: "Tem uma abordagem psicológica muito importante, pois sabemos que há muitos jogadores que estão no posto médico convencidos que estão lesionados quando, na verdade, tudo se relaciona com motivos psicológicos."

O evento encerrou o primeiro dia das XIII Jornadas Médico Desportivas, que contou, por exemplo, com intervenções de Jaime Malheiro, Henrique Jones e Eduardo Merino. Para hoje está agendado um workshop de emergência médica realizado por uma equipa do INEM e, às 11h30, o professor Manuel Sérgio fará a conferência de encerramento sobre o tema "Ética nos desporto e os 7 saberes para a educação do futuro".

"Este novo livro surgiu no seguimento de uma obra de 2007, mas como a ciência está em constante evolução voltei a abordar o tema com as devidas atualizações. Há uma nova parte menos científica e relativa a testemunhos de jogadores que passaram por problemas físicos e que aqui puderam partilhar as suas histórias", finalizou.

Por José Santos
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.