Presidente do Banco Central Europeu evitou, no entanto, dar a sua opinião sobre a forma como a UE deve responder às taxas
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou que as tarifas a anunciar hoje pelo Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, vão "desestabilizar o mundo do comércio, tal como o conhecemos".
No chamado "Dia da Libertação" de Trump para os EUA, Lagarde disse, numa entrevista ao programa de rádio irlandês "The Pat Kenny Show", que o impacto do anúncio das tarifas "não será bom para aqueles que impõem as tarifas nem para aqueles que retaliam".
"A partir de hoje, altura em que deverão ser anunciadas, não sabemos realmente qual será o acordo para o resto do mundo, o que sabemos é que não será bom para a economia global", afirmou.
De acordo com a presidente do BCE, "a densidade e a durabilidade do impacto [das tarifas] variam consoante o seu âmbito, os produtos a que se destinam, a sua duração e a existência ou não de negociações".
Relacionadas
Lagarde evitou, no entanto, dar a sua opinião sobre a forma como a UE deve responder às taxas, uma vez que se trata de algo que "deve ser decidido pelos líderes políticos".
"O nosso trabalho no BCE é antecipar, explicar-lhes [aos líderes políticos] quais serão as consequências em termos de impacto económico, porque, de qualquer forma, será negativo em todo o mundo", insistiu.
A presidente considera que as tarifas representam também uma "oportunidade" para a Europa ser mais autossuficiente, naquilo a que chamou "o início de uma marcha para a independência".
"Não devemos concentrar-nos exclusivamente no que está a acontecer do outro lado do oceano, devemos concentrar-nos na força que temos em casa (Europa) e na forma como podemos recuperar a independência que não temos, isto aplica-se à defesa, ao comércio, às finanças e à forma como o dinheiro circula na Europa", afirmou.
A Comissão Europeia garantiu esta quarta-feira que irá responder no "momento oportuno" ao anúncio de hoje do Presidente norte-americano, Donald Trump, sobre tarifas comerciais recíprocas à União Europeia (UE), indicando que o bloco comunitário está "em modo de espera".
Juíza Dora Lucas Neto anunciou, durante a leitura da decisão, que o TC se pronunciou por unanimidade sobre a inconstitucionalidade de várias normas.
Os tutores vestiram os cães com quimonos e levaram-nos a templos, para abençoar os seus companheiros
A carta enviada aos funcionários chega numa altura em que os diretores executivos da Netflix estão a tentar fechar o negócio
Suspeito ficou em prisão preventiva. Caso foi denunciado por um jovem que pratica a modalidade
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas