Linha telefónica do SNS de apoio a idosos vai ser reativada

Este "serviço biopsicossocial" arranca na primeira quinzena de dezembro

O Ministério da Saúde vai reactivar a Linha Sénior do SNS 24, um serviço de apoio telefónico destinado a pessoas com 75 ou mais anos. Este "serviço biopsicossocial" arranca na primeira quinzena de Dezembro.

A Linha Sénior será colocada em funcionamento três anos depois de ter deixado de funcionar. Na altura, o Governo alegou que precisava de enviar recursos para o atendimento relacionado com a gripe.

Esta linha vai começar por contactar 65 mil idosos de dois agrupamentos de saúde, um no Norte e outro em Lisboa e Vale do Tejo. De seguida, irá avaliar quem são os idosos frágeis. Os identificados como vulneráveis serão convidados a entrar no programa da Linha Sénior.

O serviço passará pelo acompanhamento telefónico semanal dos idosos vulneráveis, articulado com os cuidados de saúde primários que intervirão de acordo com as necessidades identificadas. Depois, o programa será alargado para outras zonas do país.

A Linha Sénior foi criada em Abril de 2014 e chegou a contactar 20 mi pessoas, de duas em duas semanas. Acabou suspensa em Dezembro de 2015.

O SNS 24 pretende ainda criar serviços de acompanhamento telefónico a grávidas e puérperas, e a doentes com diabetes.

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