Maré vermelha contagia a rede

Barómetro entre 17 e 23 de maio de 2019

Na semana em que se jogou a jornada de todas as decisões na 1.ª Liga, as interações cresceram 115% em relação ao último barómetro. O Benfica disparou na liderança com a maior percentagem de envolvimento dos adeptos na fanpage do clube. Os campeões nacionais foram responsáveis por 73% das mais de um milhão e quinhentas mil interações registadas entre 17 e 23 de maio. Os portistas criaram 17%, ainda assim, registaram um crescimento de 37% em relação à última semana.  Já os sportinguistas registaram 10% no cálculo geral, e com quebras de cerca de 18%.

As águias, com 139, lideram o número de publicações na rede, seguidas pelos dragões (63) e leões (50). Numa semana de euforia, justificada com a conquista do título, o Benfica (10) faz o pleno no top 10 das publicações com mais ‘gostos’ do período. Nesta tabela, o post com mais ‘gostos’, como não poderia deixar de ser, pertence ao Benfica (cerca de 68 mil), exibindo uma foto dos heróis do trigésimo sétimo título. Na legenda da imagem, os campeões escreveram, apenas: "O Campeão Voltou! #RumoAo38!".

O post dos leões com mais ‘gostos’ (cerca de 16 mil) anuncia a renovação de contrato de Jérémy Mathieu para a época desportiva 2019/20, o que pareceu agradar aos adeptos a avaliar pelo número de ‘gostos’ na publicação. Já o post dos azuis e brancos com mais ‘gostos’ (perto de 15 mil) deseja os parabéns a Iker Casillas pelo seu 38.º aniversário. O clube convidou os fãs a deixarem uma mensagem de parabéns ao atleta, eleito por cinco vezes como o melhor guarda-redes do mundo e figura incontornável do FC Porto, pedido que foi correspondido com um considerável registo de comentários.

O clima de euforia pode ser notado, ainda, no número de reações (gostos, partilhas e comentários) dos benfiquistas (1 milhão). Seguem-se os dragões com 212 mil e leões com 143 mil. Nesta estatística, o FC Porto registou mais 27% em comparação com o último barómetro, enquanto o Sporting registou uma descida de cerca de 15%. Na reta final das competições oficiais, e na semana da final da Taça de Portugal (no Jamor, entre FC Porto e Sporting), espera-se que a atividade na rede continue a ser contagiante.

Metodologia: Análise de conteúdo a partir de uma amostra semanal das páginas oficiais do Benfica, Sporting e FC Porto no Facebook com recurso ao software Crimson Hexagon. São analisados o envolvimento dos adeptos numa comparação entre as páginas. O fluxo de publicações dos clubes por dia. O total de reações (gostos, partilhas e comentários).

Autoria de Célia Gouveia, desenvolvido no Laboratório de Ciências de Comunicação (LCC-IUL) em associação com CIES-IUL. Coordenação científica de Gustavo Cardoso.

 

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0