Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Passagem da depressão Kristin por Portugal continental deixou um rasto de destruição
Seguir Autor:
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se entre este sábado e segunda-feira com vários avisos devido à agitação marítima, chuva, vento fortes e queda de neve, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga estiveram sob aviso vermelho até à 06:00 de hoje devido à ondulação - prevendo-se ondas de oeste/noroeste com 07 a 08 metros, podendo atingir 14/15 metros de altura máxima -, passando a laranja até às 21:00.
Também os distritos de Faro, Setúbal e Beja estão a laranja até às 15:00 de hoje, passando depois a amarelo devido a agitação marítima forte. Lisboa, Leiria e Aveiro estão a laranja até às 21:00 de hoje, passando depois a amarelo.
O IPMA emitiu também aviso amarelo para Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga entre as 21:00 de domingo e as 03:00 de segunda-feira, devido ao vento forte com previsão de "rajadas até 80 quilómetros por hora".
Pelas mesma razão, o sinal amarelo foi emitido para Setúbal e Beja entre as 00:00 e as 06:00 de segunda-feira e, no caso de Faro, o aviso estende-se até às 09:00.
Todos os distritos de Portugal Continental vão estar sob aviso amarelo devido à chuva, por vezes forte, até às 06:00 de segunda-feira: Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Aveiro (a partir das 15:00 de domingo); Coimbra (desde as 18:00 de domingo); Santarém, Bragança, Guarda, Lisboa, Leiria e Castelo Branco (a partir das 21:00 de domingo) e Portalegre, Évora, Faro, Setúbal e Beja (com início às 00:00 de segunda-feira).
O IPMA colocou ainda os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Braga a amarelo por causa da queda de neve até às 06:00 de hoje e, num segundo momento, entre as 12:00 e as 23:00 de segunda-feira.
Guarda e Castelo Branco estão hoje, pelo mesmo motivo, com sinal amarelo até às 09:00 e, na segunda-feira, entre as 06:00 e as 23:00.
O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho.
Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.
Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 1 de fevereiro para cerca de 60 municípios.
É um cenário cada vez mais comum: um cão aparece desorientado na rua e a primeira reação é querer ajudá-lo. Mas há alguns passos importantes a seguir
Artista optou por não fazer uma digressão pelos restantes estados norte-americanos por temer que os fãs se tornassem alvos da agência de imigração
Segundo um dos relatos, o líder dos EUA terá abusado de uma jovem há 25 anos, que na altura teria 13 ou 14 anos
Passagem da depressão Kristin por Portugal continental deixou um rasto de destruição
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
As contas cada vez mais positivas para o nosso país
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Comissão das Competições deixou recomendação no 1.º Congresso do Futebol