Ministério Público pede pronúncia de Azeredo Lopes no processo de Tancos

Instrução é fase facultativa do processo de recolha de prova dirigida por um juiz, tendo sido requerida por 15 dos arguidos

Azeredo Lopes
Tribunal de Monsanto
Azeredo Lopes
Tribunal de Monsanto
Azeredo Lopes
Tribunal de Monsanto

O Ministério Público pediu esta segunda-feira a pronúncia do ex-ministro da Defesa, Azeredo Lopes, no processo de Tancos, sabe o Correio da Manhã.

O debate instrutório do processo sobre o furto das armas de Tancos, que conta com 23 arguidos, iniciou-se hoje de manhã e prolonga-se pelo menos até terça-feira no tribunal de Monsanto, em Lisboa.

A instrução é uma fase facultativa do processo de recolha de prova dirigida por um juiz, tendo sido requerida por 15 dos arguidos para contestar a acusação.

O debate instrutório, habitualmente, começa com uma declaração do juiz sobre o processo, seguindo-se as alegações do Ministério Público e dos advogados de defesa.

Entre os 23 acusados estão o ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes, o ex-diretor nacional da Polícia Judiciária Militar Luís Vieira, o ex-porta-voz daquela polícia Vasco Brazão, três militares da GNR e o ex-fuzileiro João Paulino, acusados de um conjunto de crimes que vão desde terrorismo, associação criminosa, denegação de justiça e prevaricação até falsificação de documentos, tráfico de influência, abuso de poder, recetação e detenção de arma proibida.

Nove dos arguidos são acusados de planear e executar o furto do material militar dos paióis nacionais e os restantes 14, entre eles o antigo ministro da Defesa e os dois elementos da PJM, da encenação que esteve na base da recuperação do equipamento.

O caso do furto do armamento dos paióis de Tancos foi divulgado pelo Exército em 29 de junho de 2017 com a indicação de que ocorrera no dia anterior, tendo a alegada recuperação do material de guerra furtado ocorrido na região da Chamusca, Santarém, em outubro de 2017, numa operação que envolveu a PJM, em colaboração com elementos da GNR de Loulé.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias