Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Alfredo Farinha, reputado jornalista português, faleceu esta sexta-feira aos 83 anos. Nascido em Proença-a-Nova a 19 de julho de 1925, fez carreira fundamentalmente em "A Bola", para onde entrou a convite de Vítor Santos depois de três anos no "Mundo Desportivo".
Já depois de reformado não deixou ninguém indiferente com a passagem pelo programa da SIC "Os Donos da Bola", onde foi comentador em 1998.
Foi dirigente desportivo - No Estoril ocupou diversos cargos - e escreveu livros sobre futebol - "O Apagão" foi publicado em julho de 2002. O Governo português atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Desportivo e Mário Soares, na qualidade de Presidente da República o grau de Comendador. Mas o seu grande orgulho ficou sempre explícito: "O jornalismo para mim foi uma vocação" (Record, 3 de fevereiro de 1991).
Foi com espírito que recebeu com "muito orgulho" em outubro de 2008 o prémio Prestígio Fernando Soromenho, atribuído pelo CNID (Clube Nacional de Imprensa Desportiva), do qual foi fundador.
"Não sou um fã incondicional de Saramago, mas li recentemente uma frase sua genial: que um Nobel nada significa às portas da morte. Para mim, confesso, este prémio tem uma importância nobel, por ser do CNID, uma célula viva de apoio ao desporto, que nasceu de um grito de revolta contra a prepotência. Nesses idos anos 60, nós, jornalistas de desporto, éramos vistos apenas como colaboradores desportivos dos jornais, enquanto outros que se limitavam a copiar e a colar informações da Reuters é que eram jornalistas! Hoje as coisas e os reconhecimentos são, felizmente, muito diferentes. É por isso que recebo apaixonadamente este prémio mesmo que morra daqui a dois ou três minutos", referiu.
O corpo de Alfredo Farinha estará em câmara ardente a partir das 16 horas na Capela de João Bosco, no Estoril, centro dos Antigos Alunos Salesianos.
O funeral realiza-se amanhã, a partir das 16 horas, para cemitério de Alcabideche.
À família e ao jornal "A Bola", Record apresenta as mais sentidas condolências.
Primeiro-Ministro presente nas Bodas de Ouro da Associação Recreativa do Areal
IC1 está cortado em ambos os sentidos
Gasóleo vai ficar 8 cêntimos mais caro e gasolina sobe 3,5 cêntimos
Dalia López encontrava-se foragida há seis anos
Antigo jogador investigado por fuga aos impostos
Jovem do Corinthians está a participar na competição em Portugal com um selecionado do Brasil
Ítalo-argentino apelida o técnico como um "maníaco da linha de fora de jogo"
Ex-jogador e agora comunicador recorda episódio curioso em entrevista à 'Sábado'