Nobel da Física atribuído a James Peebles, Michel Mayor e Didier Queloz

Descobertas relativas à cosmologia física e descoberta de um exoplaneta semelhante ao sol premiadas pela Academia Sueca

Nobel Fisica 2019
Nobel Fisica 2019
Nobel Fisica 2019

O Nobel da Física foi entregue, esta terça-feira, a James Peebles, Michel Mayor e Didier Queloz. Os laureados foram distinguidos pelas "contribuições para a compreensão do universo e do cosmos", estando em causa a descoberta de um exoplaneta a orbitar uma estrela semelhante ao Sol.

James Peebles foi distinguido "por descobertas teóricas na cosmologia física" e Michael Mayor e Didier Queloz  premiados "pela descoberta de um exoplaneta a orbitar uma estrela semelhante ao Sol", explicou a Academia.

Este é o segundo prémio a ser atribuido esta semana. Na segunda-feira, o Nobel da Medicina foi atribuído a três cientistas pelas suas descobertas relativas à forma como as células se adaptam às diferenças de oxigénio: os norte-americanos William Kaelin e Gregg Semenza e ao britânico Peter Ratcliffe.

Os prémios Nobel nasceram da vontade do cientista e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896) em legar grande parte de sua fortuna a pessoas que trabalhem por "um mundo melhor". A cerimónia de atribuição acontece anualmente a 10 de dezembro, data de aniversário da morte do seu mentor.

Por Sábado
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.