Os três grandes no Facebook: Benfica volta à liderança

Barómetro entre 5 e 11 de outubro

Facebook
Facebook
Facebook

O Benfica assumiu a liderança com a maior percentagem de envolvimento dos adeptos na fanpage do clube no Facebook. Os benfiquistas produziram cerca de 60% das mais de 400 mil interações registadas, entre 5 e 11 de outubro, nas páginas oficiais dos três grandes no Facebook. O FC Porto ocupa o segundo lugar no pódio do envolvimento, com 21%, enquanto o Sporting continua em terceiro na competição virtual, com 19%.
Em semana de clássico, o Benfica é o grande vencedor do pódio virtual. Em comparação com a última análise, as águias ganharam 59% de envolvimento dos adeptos. No outro extremo, os dragões perderam 63% e os leões 37%. A taxa geral de envolvimento decresceu significativamente esta semana: cerca de 20%.

O Benfica lidera em número de publicações (61), seguido pelo Porto (53) e pelo Sporting (39). Esta foi uma semana particularmente feliz para os encarnados. O Benfica fez o pleno, com dez posts no Top 10 das publicações com mais ‘gostos’. O post com mais ‘gostos’ do Benfica (cerca de 15 mil) assinala o resultado final do jogo com o FC Porto: "Termina o encontro! SL Benfica 1-0 FC Porto", escreveram. Por outro lado, o post com mais ‘gostos’ do Sporting (cerca de 3,8 mil) deseja ao ex-atleta João Benedito "parabéns" pelo seu quadragésimo aniversário, mas aparece apenas na 11ª posição do ranking. E finalmente, na 13ª posição, o post do FC Porto com mais ‘gostos’ (cerca de 3,7 mil) foi uma publicação (vídeo) de apoio à equipa na véspera do clássico, na saída da comitiva rumo a Lisboa.

Os benfiquistas (com 206 mil) encabeçam no número de reações (gostos, partilhas e comentários) na maior rede social do mundo, à frente dos portistas (com 70 mil) e dos sportinguistas (com 60 mil). Os dados fazem-nos crer que a derrota dos portistas no estádio da Luz não se ressentiu apenas na tabela classificativa. Os dragões foram os mais penalizados da semana, com uma queda vertiginosa em comparação com o último barómetro. Os leões tiveram igualmente uma descida acentuada. No outro extremo, temos o grande vencedor da semana: o Benfica, com crescimento de 48% do total.

Metodologia: Análise de conteúdo a partir de uma amostra semanal das páginas oficiais do Benfica, Sporting e FC Porto no Facebook com recurso ao software Crimson Hexagon. São analisados o envolvimento dos adeptos numa comparação entre as páginas. O fluxo de publicações dos clubes por dia. O total de reações (gostos, partilhas e comentários).

Autoria de Célia Gouveia e Branco Di Fátima, desenvolvido no Laboratório de Ciências de Comunicação (LCC-IUL) em associação com CIES-IUL. Coordenação científica de Gustavo Cardoso.

1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.