Os três grandes no Facebook: Benfica volta à liderança, Sporting e FC Porto muito próximos

Barómetro entre 30 de novembro e 6 de dezembro

O Benfica lidera, esta semana, a percentagem de envolvimento dos adeptos com a fanpage dos clubes. Sporting e FC Porto, muito próximos, disputam o segundo e terceiro lugares. Num período em que as interações foram ligeiramente inferiores às do último barómetro, os benfiquistas produziram 35% das cerca de 332 mil registadas, entre 30 de novembro e 6 de dezembro, na maior rede social do mundo. Os sportinguistas produziram 33% e os portistas 32% do total. Em comparação com o último barómetro, o índice geral de envolvimento decresceu 7%. As águias registaram um crescimento de 29% e, em sentido contrário, estiveram os leões e dragões: os de Alvalade com menos 5%, já os portistas com menos 30% de interações na maior rede social do mundo.

Em geral, os clubes publicaram menos esta semana. O Benfica (65) lidera no número de posts, seguido pelo FC Porto (63) e pelo Sporting (44). No TOP 10 dos posts com mais ‘gostos’ da semana, tivemos Sporting (5), Porto (3) e Benfica (2).

Nesta tabela, o FC Porto teve as duas primeiras publicações com mais ‘gostos’ da semana.

O post com mais ‘gostos’ (com cerca de 7,8 mil) celebra o golo do Hernâni que deu a vitória aos azuis e brancos sobre o Boavista e permitiu segurar a liderança isolada na Liga NOS.

O Sporting foi quem liderou no número de posts neste ranking, em que a publicação com mais ‘gostos’ (com cerca de 5,8 mil) celebra a vitória do Sporting sobre o Rio Ave, de forma inequívoca por 1-3, assegurando o segundo lugar: "Grande Vitória do Sporting!! 3 golos – 3 pontos". A publicação do Benfica com mais ‘gostos’ aparece apenas no quinto lugar deste ranking, com cerca de 5,3 mil ‘gostos’. As águias publicaram um vídeo com um golo de Jonas, e escreveram: "Juntos, dentro e fora de campo, podemos ultrapassar tudo."

Em comparação com o último barómetro, o número de reações (gostos, partilhas e comentários) na maior rede social do mundo, decresceu ligeiramente também nesta estatística (6%). O Benfica (106,6 mil) encabeça no número de gostos, partilhas e comentários no Facebook, à frente do Sporting (97 mil) e do FC Porto (95,3 mil).

Metodologia: Análise de conteúdo a partir de uma amostra semanal das páginas oficiais do Benfica, Sporting e FC Porto no Facebook com recurso ao software Crimson Hexagon. São analisados o envolvimento dos adeptos numa comparação entre as páginas. O fluxo de publicações dos clubes por dia. O total de reações (gostos, partilhas e comentários).

Autoria de Célia Gouveia, desenvolvido no Laboratório de Ciências de Comunicação (LCC-IUL) em associação com CIES-IUL. Coordenação científica de Gustavo Cardoso.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.