Os três grandes no Facebook: FC Porto assume liderança

Barómetro entre 28 de setembro e 4 de outubro

O FC Porto assumiu a liderança com a maior percentagem de envolvimento dos adeptos na fanpage do clube no Facebook. Os portistas produziram 46% das mais de 500 mil interações registadas, entre 28 de setembro e 4 de outubro, nas páginas oficiais dos três grandes no Facebook. Apesar de ter perdido força, o Benfica ocupa o segundo lugar no pódio do envolvimento com 30%, já o Sporting continua em terceiro lugar na competição virtual com 24%.

Em comparação com o último período de análise, os portistas registaram uma estrondosa subida, cerca de 184%. Em sentido inverso, os benfiquistas viram cair as suas interações em cerca de 32%. Os sportinguistas também registaram uma significativa subida, neste caso, em cerca de 58%. Em conclusão, foi uma semana em que a taxa geral de envolvimento cresceu significativamente: cerca de 32%.

O FC Porto lidera a semana em número de publicações (100), seguido pelo Benfica (61) e, por fim, o Sporting (49). A liderança dos dragões acontece numa semana em que o FC Porto comemora os 125 anos e, também por isso, teve um grande aumento de publicações na rede. Esta estratégia, aliás, rendeu ao Porto cinco posts no Top dez das publicações com mais ‘gostos’. Ou seja, parece haver uma relação direta: quanto maior o número de posts do clube, maior a probabilidade de gerar envolvimento dos adeptos com a página do seu clube.

O post com mais ‘gostos’ (cerca de 12,7 mil) pertenceu ao FC Porto, tendo-se tratado da visita ao hospital de alguns elementos do plantel ao avançado Aboubakar, que foi operado após uma lesão grave sofrida no último jogo, contra o Tondela. Por outro lado, o post do Benfica com mais ‘gostos’ (cerca de 7,8 mil) foi uma publicação que celebra a vitória do SL Benfica sobre o AEK, por 3-2 em Atenas, no 2º jogo da fase de grupos da UEFA - Champions League. Finalmente, o post com mais ‘gostos’ (cerca de 7,3 mil) do Sporting refere-se à vitória do Sporting por 1-2 na Ucrânia, frente ao Vorskla Poltava, com um final eletrizante.

Os portistas (com 208 mil) encabeçam no número de reações (gostos, partilhas e comentários) na maior rede social do mundo, à frente dos benfiquistas (com 140 mil) e dos leões (com 109 mil).
Em conclusão, podemos constatar que os benfiquistas foram os mais penalizados da semana, com uma queda de 31% em comparação com o último barómetro. Os leões tiveram uma extraordinária subida de 75%. No outro extremo, temos o grande vencedor da semana: os dragões registaram um saldo positivo, com um crescimento de 171% do total de reações.

Metodologia: Análise de conteúdo a partir de uma amostra semanal das páginas oficiais do Benfica, Sporting e FC Porto no Facebook com recurso ao software Crimson Hexagon. São analisados o envolvimento dos adeptos numa comparação entre as páginas. O fluxo de publicações dos clubes por dia. O total de reações (gostos, partilhas e comentários).

Autoria de Célia Gouveia e Branco Di Fátima, desenvolvido no Laboratório de Ciências de Comunicação (LCC-IUL) em associação com CIES-IUL. Coordenação científica de Gustavo Cardoso.

3
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.