Os três grandes no Facebook: liderança arrasadora do Benfica

Barómetro entre 8 e 14 de fevereiro de 2019

O Benfica continua na liderança com a maior percentagem de envolvimento dos adeptos na fanpage do clube no Facebook. Os benfiquistas produziram cerca de 62% das mais de 765 mil interações registadas, entre 8 e 14 de fevereiro, nas páginas oficiais dos três grandes no Facebook. O FC Porto ocupa o segundo lugar do pódio, com 24%, enquanto o Sporting está no terceiro posto da competição virtual, com apenas 14%.

A taxa geral de envolvimento cresceu significativamente esta semana: cerca de 33%. As águias são as grandes vencedoras da semana, em comparação com a última análise, ganhando 43% do envolvimento dos adeptos. Paradoxalmente, os dragões foram quem mais cresceu esta semana, 47%, apesar de ocuparem o segundo lugar do pódio. Mesmo apresentando uma reduzida percentagem de envolvimento, os leões apenas perderam 10% de interações em relação ao último barómetro.

O Benfica lidera em número de publicações (103), seguido de FC Porto (81) e Sporting (46). No top 10 das publicações com mais ‘gostos’, o clube da Luz colocou 9 e o emblema da Invicta 1. O post com mais ‘gostos’ do Benfica (cerca de 15,5 mil) é um vídeo promocional, que conta com atletas da equipa profissional como protagonistas, em que ironiza com o sistema de vídeoárbitro (VAR). "Finalmente uma decisão a nosso favor", escrevem os encarnados na legenda. O post com mais gostos do FC Porto é um vídeo que recorda a vitória na anteriors visita Olímpico de Roma, um gesto de incentivo à equipa em mais um jogo dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

O Sporting partilhou uma fotografia de médio Bruno Fernandes, que rendeu o post com mais ‘gostos’ dos leões (cerca de 4,2 mil). Uma justa homenagem dos adeptos ao médio português do Sporting com mais golos na Europa.

Os benfiquistas (com 413 mil) encabeçam no número de reações (gostos, partilhas e comentários) na maior rede social do mundo, à frente dos portistas (com 160 mil) e dos sportinguistas (com 86 mil). Numa semana particularmente feliz, e marcada por uma das maiores goleadas de sempre em jogos do campeonato nacional, o Benfica conquista, também nesta estatística, um significativo crescimento de 39%.

Metodologia: Análise de conteúdo a partir de uma amostra semanal das páginas oficiais do Benfica, Sporting e FC Porto no Facebook com recurso ao software Crimson Hexagon. São analisados o envolvimento dos adeptos numa comparação entre as páginas. O fluxo de publicações dos clubes por dia. O total de reações (gostos, partilhas e comentários).

Autoria de Célia Gouveia, desenvolvido no Laboratório de Ciências de Comunicação (LCC-IUL) em associação com CIES-IUL. Coordenação científica de Gustavo Cardoso.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias