Os três grandes no Facebook: semana com sinal menos

Barómetro entre 22 e 28 de março de 2019

O FC Porto assumiu a liderança com a maior percentagem de envolvimento dos adeptos na fanpage do clube no Facebook. Os azuis e brancos produziram 48% das mais de 356 mil interações registadas, entre 22 e 28 de março, nas páginas oficiais dos três grandes no Facebook. O Benfica ocupa o segundo lugar no pódio do envolvimento com 38%, já o Sporting continua em terceiro lugar na competição virtual com apenas14%.

Em comparação com o último período de análise, o índice geral de envolvimento caiu 47%, por isso, não surpreende que todos tenham perdido. As águias foram os mais penalizados, perdendo cerca de 60% de envolvimento. Os dragões, apesar de serem os vencedores da semana, perderam cerca de 32% e o Sporting 30%.

Os dados mostram que os três grandes têm encontrado dificuldade para sustentar o interesse dos adeptos na rede, sobretudo, nas semanas em que não disputam competições oficiais. Um padrão já observado em outras edições do barómetro.

Em geral, os clubes também publicaram menos esta semana. Aliás, desde outubro que não se publicava tão pouco. O FC Porto (59) lidera no número de publicações, seguido pelo Benfica (48) e pelo Sporting (34). O Benfica (6) e FC Porto (4) lideram o top 10 das publicações com mais ‘gostos’ do período.

Os portistas conseguem o post com mais ‘gostos’ da semana (cerca de 22 mil): um vídeo, bastante partilhado (cerca de 3 mil), que assinala a receção à seleção brasileira, na casa dos dragões. O presidente do FC Porto Pinto da Costa, fez questão de estar presente para dar "as boas-vindas habituais e que não se esquecem", e ainda distribuiu abraços aos jogadores que já passaram pelo clube.

O post com mais ‘gostos’ dos da Luz (cerca de 11 mil) exibe um vídeo com alguns lances do jogo referente à 1.ª mão da meia-final da Taça de Portugal de futebol feminino, jogo que as minhotas venceram por 2-1. "Tudo em aberto para 2.ª mão", lê-se na legenda. O post dos de Alvalade com mais ‘gostos’ (cerca de 2,9 mil) assinala o aniversário de guarda-redes da equipa principal, Renan Ribeiro, pelo 29.º aniversário.

Os azuis e brancos (com 158 mil) encabeçam no número de reações (gostos, partilhas e comentários) na maior rede social do Mundo, à frente das águias (com 124 mil) e dos leões (com 48 mil). Também nesta estatística, esta foi uma semana penalizadora para os três clubes em comparação com o barómetro anterior (menos 48%). Para encontrarmos um período com uma amostra semelhante, temos de recuar à semana entre 12 e 18 de outubro de 2018, também de jogos de seleções.

Metodologia: Análise de conteúdo a partir de uma amostra semanal das páginas oficiais do Benfica, Sporting e FC Porto no Facebook com recurso ao software Crimson Hexagon. São analisados o envolvimento dos adeptos numa comparação entre as páginas. O fluxo de publicações dos clubes por dia. O total de reações (gostos, partilhas e comentários).

Autoria de Célia Gouveia e Branco Di Fátima, desenvolvido no Laboratório de Ciências de Comunicação (LCC-IUL) em associação com CIES-IUL. Coordenação científica de Gustavo Cardoso.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.