Papa Francisco apela à paz

Santo Padre preside este sábado à cerimónia de canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco

• Foto: Ricardo Almeida

Milhares de fiéis no Santuário de Fátima receberam esta sexta-feira o Papa Francisco, com lenços brancos, aplausos e muitas fotografias a registarem o momento histórico. A euforia da saudação foi depois substituída pelo silêncio que se fez sentir no recinto quando o Santo Padre se deteve na Capelinha das Aparições a rezar, durante cerca de oito minutos, em frente à imagem da Nossa Senhora de Fátima. Dirigiu-se, depois, aos peregrinos com uma mensagem de paz, apelando "à concórdia entre todos os povos". Como "bispo vestido de branco" evocou os conflitos que ocorrem em diversas partes do Mundo e pediu a Nossa Senhora que veja "as dores da família humana que geme e chora neste vale de lágrimas".

Antes foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, depois de o avião em que veio ter aterrado na Base Aérea de Monte Real, em Leiria, às 16h10, de onde seguiu, de helicóptero, até ao estádio de Fátima, agora batizado de Papa Francisco.

Já no recinto da Cova da Iria, onde se assinala o Centenário das Aparições, ofereceu a terceira rosa de ouro ao Santuário de Fátima, uma distinção que os Papas fazem a instituições, igrejas, santuários, personalidades ou cidades, em reconhecimento dos serviços prestados à Igreja ou à sociedade. O dia terminou com o Papa Francisco a rezar o terço com os peregrinos, seguindo-se depois a bênção das velas.

Na manhã deste sábado, o Sumo Pontífice preside à cerimónia de canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, após um encontro com o primeiro-ministro, António Costa. A despedida de Portugal do Sumo Pontífice está marcada para as 15 horas, em Monte Real.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.