Parlamento tem 90 deputadas eleitas e mais de metade vai estrear-se

Entre os 226 deputados já eleitos, 40% são mulheres e mais de metade vai exercer o cargo pela primeira vez na Assembleia da República

A Assembleia da República vai ter uma maior representação feminina na XIV Legislatura. De acordo com os dados recolhidos pelo Negócios com base nos resultados das eleições legislativas deste domingo, dos 226 deputados já eleitos, 136 são homens e 90 são mulheres.

Desta forma, o sexo feminino tem um peso de 40% no total dos deputados eleitos, o que de acordo com o Público corresponde à representação feminina mais elevada de sempre. Nas legislativas de 2015 foram eleitas 76 deputadas, o que representava 33% do total, sendo que no final da legislatura o peso já era de 35%. Consulte a infografia para saber quem são os 226 deputados eleitos.

Faltam ainda apurar os quatro deputados que vão ser eleitos pelos círculos Europa e Fora da Europa, mas é já possível afirmar que a nova lei da paridade (que estabelece uma representação mínima de 40% de cada um dos sexos) está em vias de ser cumprida. Estes números não são finais, pois haverá deputados que não vão assumir o cargo (por exemplo para exercer funções governativas) e outros que não foram eleitos mas vão entrar no Parlamento devido à saída de candidatos que estão acima nas listas.

A maior parte dos partidos apresentou listas às legislativas com igual número de homens e mulheres, mas em grande parte dos casos foram atribuídas posições superiores aos candidatos homens, que assim superam o número de mulheres em 46.

No que diz respeito à análise por partidos, a direita está nos extremos. Se o CDS (três mulheres e dois homens) é dos que tem maior representação feminina, o PSD é o partido onde os homens têm maior peso (66%, com 51 homens para 26 mulheres).

Retirando desta análise os partidos que elegeram apenas um deputado (Livre, Chega e Iniciativa Liberal), o PAN é o que tem maior representação feminina (75%, com três mulheres para um homem). O PS elegeu 64 homens e 42 mulheres, o que representa um peso do sexo feminino em linha com o geral no Parlamento (40%).

No que diz respeito às 90 mulheres deputadas que foram eleitas, mais de metade (47) vai estrear-se na Assembleia da República.  

Entre as 90 deputadas, 26 são advogadas (ou têm uma profissão na área do direito) e 21 professoras. Quatro têm menos de 30 anos e cinco mais de 60.


 

Por Negócios
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.