Secretário-geral do PCP diz que agora é tempo de avançar
O secretário-geral do PCP afirmou hoje em Lisboa que a CDU teve "um resultado de resistência", perante um quadro marcado pelo perigo "da intensificação da agenda retrógrada, neoliberal e antissocial".
Paulo Raimundo disse que a eleição de três deputados pela CDU (coligação que junta comunistas e "Os Verdes") é "um resultado de resistência", admitindo que o carinho e respeito com que foram acolhidos durante a campanha não se traduziu nos votos que precisavam.
"Nós precisamos de resistir para avançar. O primeiro passo está dado. Resistimos e agora vamos procurar avançar", disse o secretário-geral do PCP, que começou a falar à comunicação social acreditando na eleição do quarto deputado, que não se viria a confirmar ainda no decorrer das suas declarações, perdendo um mandato face a 2024.
O líder comunista assumiu que a maioria da Assembleia da República composta por AD, Chega e Iniciativa Liberal (IL), "independentemente dos arranjos que se venham a verificar entre essas forças, comportam o perigo da intensificação da agenda retrógrada, neoliberal e antissocial".
Recusando falar em vitória ou derrota, Paulo Raimundo apontou para um quadro exigente, antevendo um combate a uma "revisão subversiva da Constituição da República" (AD, Chega e IL têm mais de dois terços necessários para uma revisão constitucional).
O secretário-geral do PCP considerou que será necessária "uma ação comum de democratas e patriotas" para enfrentar "a política de direita", mas escusou-se a falar sobre que diálogo e união poderá haver à esquerda, dizendo apenas que a CDU tomará a iniciativa e não ficará à espera de ninguém.
Felinos miam mais e mais alto na presença de tutores masculinos
Em causa estão excertos de um discurso de Trump, editados de tal forma pela BBC que o líder republicano parece exortar explicitamente os seus apoiantes a atacarem o Capitólio em Washington
Quatro mil fogos licenciados nos primeiros dez meses do ano. ‘Invicta’ ganhou 16684 habitantes em 3 anos
ERSE estima que um casal sem filhos sinta um aumento de 18 cêntimos na fatura mensal, mas uma família com dois filhos poderá ter de gastar mais 28 cêntimos por mês com a eletricidade.
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'